OnHappy aposta em benefício para fortalecer vínculos

Premiar os colaboradores com viagens de incentivo nem sempre está na cultura da empresa ou existe verba no orçamento para isso. Uma opção mais barata, que pode servir como teste para essa estratégia, é colocar um bônus para viajar como um benefício. Especializada em viagens corporativas, a Onfly – travel tech sediada em Belo Horizonte – criou a OnHappy, um benefício corporativo que facilita o acesso a viagens de lazer, de forma mais prática, econômica e com mais vantagens para a empresa e para o colaborador, que funciona em três passos:
- Empresas aderem: Escolha o plano ideal com base no número de colaboradores;
- Colaboradores acessam: Ao ativarem o cadastro, recebem créditos e benefícios exclusivos;
- Viagens acontecem: Economia e liberdade para colaboradores e toda sua família.
Segundo o CEO da OnHappy, Gian Farinelli, a plataforma surgiu de uma demanda dos clientes corporativos que queriam usufruir das comodidades oferecidas pela Onfly para as suas viagens pessoais.
“A gente não podia permitir isso por uma questão de compliance, mas podíamos criar um novo produto para atender essa demanda de lazer que estava aumentando. Neste caminho, porém, vimos algumas tendências de mercado que mudariam a ideia original. O primeiro foi a entrada no mercado de trabalho de uma geração que busca mais autonomia e flexibilidade. O segundo ponto, o forte crescimento e diversificação do mercado de benefícios. Daí criamos um modelo que não é uma clássica viagem de incentivo, mas é uma forma das empresas ajudarem os colaboradores a viajar e, com isso, fortalecer o laço com eles, numa estratégia de atração e retenção de talentos”, relembra Farinelli.
De acordo com dados de 2024 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 71% das empresas brasileiras estão revisando seus pacotes de benefícios, e mais de 50% dessas consideravam os benefícios flexíveis como uma prioridade no ano passado. A pesquisa aponta que a personalização dos benefícios como uma estratégia eficaz para melhorar o bem-estar dos colaboradores, além de ser um fator crucial na retenção de talentos em um mercado de trabalho competitivo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ao mesmo tempo, uma pesquisa da MIT SMR Brasil em parceria com o Unico Skill, mostra que 70% dos profissionais dizem que os benefícios que recebem em seus empregos atuais influenciam muito em suas decisões de continuarem na posição, mas apenas 49% estão felizes com os pacotes que possuem.
“Vários benefícios foram impulsionados no pós-pandemia como as academias, terapia, beleza e até para os pets, mas quase não existia nada ligado às viagens. Vimos aí um novo nicho a ser trabalhado. Há cerca de duas décadas o brasileiro aprendeu que viajar é uma necessidade e a pandemia mostrou que também impacta na saúde mental. O nosso serviço é viabilizar que a empresa ajude o seu colaborador a viajar. Assim ela faz um trabalho de branding junto ao funcionário. Receber um benefício em dinheiro é ótimo, mas em forma de viagem isso se torna uma experiência memorável”, avalia o CEO da OnHappy.
Ouça a rádio de Minas