Negócios

Vibra investe R$ 5 mi na Easy Volt

Vibra investe R$ 5 mi na Easy Volt
Foto: REUTERS/Toby Melville

Rio – A Vibra informou ontem que fez um aporte de R$ 5 milhões na startup de recarga elétrica Easy Volt, cujos recursos podem ser convertidos no futuro em participação na sociedade.

A transação, que marca a entrada da Vibra no negócio de eletromobilidade, conta ainda com mecanismos de opção de compra, caso opte pela conversão das ações, explicou a companhia.

A negociação também mostra como as distribuidoras de combustíveis estão se posicionando diante da transição energética.

No mês passado, a Raízen, uma das maiores empresas do setor de distribuição de combustíveis, que atua também na produção de açúcar e etanol, anunciou investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, que opera no desenvolvimento de soluções de recarga elétrica veicular e infraestrutura de eletroabastecimento de ponta a ponta.

A EZVolt, parceira da Vibra, opera em nove Estados, atendendo veículos de passeio e frotas corporativas. Em sua rede de eletropostos, os clientes podem pagam recargas diretamente via aplicativo móvel.

Já a Tupinambá possui uma plataforma com mais de mil pontos de recarga mapeados, o que facilita a jornada dos motoristas, segundo a empresa.

A Vibra ressaltou que “pretende atuar na oferta de soluções de recarga de veículos elétricos, integrando soluções digitais e fornecimento de energia elétrica a partir de fontes renováveis tais como eólica e solar”.

A solução é semelhante à anunciada pela Raízen, que pretende integrar o fornecimento de energia renovável e soluções de abastecimento elétrico.

Em nota, o diretor executivo de Comercial B2B da Vibra, Bernardo Winik, afirmou que “o mercado de recarga de veículos elétricos possui grande potencial de crescimento para os próximos anos e através dessa parceria a Vibra demonstra estar atenta às tendências e movimentos do mercado, conectada com o ambiente de inovação, visando agregar mais este serviço para seus consumidores”.

O CEO e fundador da EZVolt, Gustavo Tannure, vê essa parceria como uma maneira de escalar ainda mais as operações da empresa, aproveitando a capilaridade comercial da Vibra: “O dia de hoje marca o início de uma nova era na existência da EZVolt. Com o apoio da Vibra teremos condições de escalar nossa operação, ampliando nossa infraestrutura para recarga de veículos elétricos e nos preparando para atender a demanda deste mercado, que apresenta um crescimento exponencial ao redor do mundo”.

Banco Bmg anuncia seleção de empreendimentos

O Banco Bmg acaba de lançar o Bmg Open 2022, uma ação inédita com a Troposlab para selecionar até 20 startups que poderão se tornar parceiras, receber investimentos ou, até mesmo, serem adquiridas pela instituição financeira.

De acordo com a instituição financeira, a parceria com a consultoria especializada em inovação está alinhada com as estratégias de fusões e aquisições (M&A) desenhadas pelo Bmg para buscar soluções disruptivas, que tragam inovação para atender às necessidades atuais dos brasileiros e que auxiliem na expansão do modelo figital de negócios adotado pelo banco, que une o melhor dos mundos físico e digital.

“Nos últimos anos, o Bmg passou por um intenso processo de modernização e adaptação ao mercado, tornando-se cada vez mais digital. Para suprir sua demanda de novos modelos de negócios, serviços e tecnologias, vamos selecionar até 20 startups, para possíveis parcerias, investimento e/ou aquisição pela instituição”, afirma o vice-presidente do Banco Bmg, Flávio Guimarães.

No final do processo, que durará cerca de quatro meses e deve atrair mais de 20 startups, o Bmg espera agregar valor ao seu negócio, assim como no atendimento aos clientes internos e externos, e incorporar a tecnologia que mais tiver sinergia com a sua demanda. Por fim, mas não menos importante, o Bmg Open auxiliará na construção e na consolidação de uma cultura no banco cada vez mais voltada à inovação.

“Desde que iniciamos nosso processo de transformação no banco e a implantação da estratégia figital, temos investido bastante em inovação e buscado, tanto novas parcerias quanto aquisições de empresas, que possam agregar valor ao nosso negócio. Somente no ano passado, realizamos quatro movimentações desse tipo. Elas ajudaram o Bmg a se posicionar na liderança na corrida do open banking, auxiliaram a ampliar o portfólio de produtos e a base de clientes do Banco e modernizaram nossas ferramentas de atendimento ao cliente. Agora, começamos 2022 já com esse grande projeto alinhado às perspectivas de M&A do Bmg, para agregarmos ainda mais valor e inovação aos nossos produtos, serviços e marca”, finaliza o vice-presidente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas