Zoroá: crise no varejo inspira nova marca de calçados na Capital

Após 20 anos da criação da sua primeira linha de calçados, Virgínia Barros, empresária gaúcha radicada em Minas Gerais desde 1999, está lançando mais uma marca: a Zoroá. A nova aposta é uma estratégia para diversificar produtos e alcançar novos clientes, sem perder a originalidade.
O atual cenário econômico foi o maior impulsionador para a novidade, como explica Virgínia Barros. “O mercado está muito ruim e já faz um tempo que ele está abaixo das nossas expectativas. Houve uma queda no valor agregado dos produtos. Então, diante dessa realidade de varejo que mudou muito, criei a segunda marca”, explica a empresária.
Com fábrica sediada na região Norte de Belo Horizonte, a empresa produz não só sapatos, mas também roupas e acessórios autorais, feitos à mão, que trazem modelos originais e artísticos envoltos a uma moda sustentável. Em 2023, a marca original lançou o projeto “Sapato Bio”, que vai em linha com os ideais ambientais ao produzir sapatos 100% biodegradáveis e compostáveis. Características que geram valor e atraem o público mais jovem, mais atento às estas questões e que está no alvo das novas estratégias da empresa.
As coleções da Virgínia Barros são conhecidas por mesclar passado e presente e criar uma estética exclusiva que atende tanto o público moderno quanto o tradicional. “A segunda marca vem para atender este consumidor que pede um mínimo de tendência, nosso estilo e nossa originalidade, porém com valores mais acessíveis”, comentou a empresária.
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Sendo assim, a primeira loja física da empresa na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que antes vendia exclusivamente a marca Virgínia Barros, virou um outlet, que são as lojas que vendem produtos de coleções passadas, itens com pequenas avarias, pontas de estoque ou produtos exclusivos para esse fim, como é o caso da Zoroá. “O público da Savassi mudou e estamos nos transformando para acompanhar as escolhas do nosso novo perfil de cliente. Queremos atender um perfil mais jovem que a marca Virgínia Barros original não pega”, explica Virginia Barros.
Além da loja da Savassi, a marca possui uma loja no Mercado Novo, em Belo Horizonte, em que o turista é o principal cliente, e uma loja em Brasília, no Distrito Federal. As duas marcas possuem vendas on-line e pontos de venda em algumas cidades do País. “Temos revendedores em Recife (PE), Aracaju (SE), Vitória (ES) e outros três pontos em São Paulo (SP)”, diz.
Nova marca aproveitará capacidade produtiva ociosa
A Zoroá, nova marca da empresa, também tem como objetivo aproveitar melhor a capacidade produtiva da fábrica. Com possibilidade de fabricar cerca de 1.000 pares por mês, a empresa pretende aumentar a produtividade e ocupar a produção ociosa com os novos produtos.
“Temos todo o maquinário necessário para produzir um sapato de qualidade, mas fazemos muita coisa à mão. Hoje, uso metade da capacidade que tenho e queremos aumentar essa produtividade”, comenta.
A ideia da Zoroá, segundo a empresária, é que ela seja mais eclética. “Quero que ela atenda meu público que quer um produto mais em conta, mas também atenda essa turma mais jovem que usa um jeans curto e uma camisa de malha divertida”, comentou Virginia Barros.
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