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Zoroá: crise no varejo inspira nova marca de calçados na Capital

Gaúcha radicada em Minas Gerais, Virgínia Barros lança Zoroá, com foco em tendências, preço acessível e expansão de público, mantendo o DNA autoral e ecológico
Zoroá: crise no varejo inspira nova marca de calçados na Capital
Virginia Barros aposta em outlet e peças com apelo jovem para adaptar negócio à queda no consumo e alcançar novos mercados | Foto: Divulgação Rodrigo Sgarbi

Após 20 anos da criação da sua primeira linha de calçados, Virgínia Barros, empresária gaúcha radicada em Minas Gerais desde 1999, está lançando mais uma marca: a Zoroá. A nova aposta é uma estratégia para diversificar produtos e alcançar novos clientes, sem perder a originalidade.

O atual cenário econômico foi o maior impulsionador para a novidade, como explica Virgínia Barros. “O mercado está muito ruim e já faz um tempo que ele está abaixo das nossas expectativas. Houve uma queda no valor agregado dos produtos. Então, diante dessa realidade de varejo que mudou muito, criei a segunda marca”, explica a empresária.

Com fábrica sediada na região Norte de Belo Horizonte, a empresa produz não só sapatos, mas também roupas e acessórios autorais, feitos à mão, que trazem modelos originais e artísticos envoltos a uma moda sustentável. Em 2023, a marca original lançou o projeto “Sapato Bio”, que vai em linha com os ideais ambientais ao produzir sapatos 100% biodegradáveis e compostáveis. Características que geram valor e atraem o público mais jovem, mais atento às estas questões e que está no alvo das novas estratégias da empresa.

As coleções da Virgínia Barros são conhecidas por mesclar passado e presente e criar uma estética exclusiva que atende tanto o público moderno quanto o tradicional. “A segunda marca vem para atender este consumidor que pede um mínimo de tendência, nosso estilo e nossa originalidade, porém com valores mais acessíveis”, comentou a empresária. 

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Sendo assim, a primeira loja física da empresa na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que antes vendia exclusivamente a marca Virgínia Barros, virou um outlet, que são as lojas que vendem produtos de coleções passadas, itens com pequenas avarias, pontas de estoque ou produtos exclusivos para esse fim, como é o caso da Zoroá. “O público da Savassi mudou e estamos nos transformando para acompanhar as escolhas do nosso novo perfil de cliente. Queremos atender um perfil mais jovem que a marca Virgínia Barros original não pega”, explica Virginia Barros.

Além da loja da Savassi, a marca possui uma loja no Mercado Novo, em Belo Horizonte, em que o turista é o principal cliente, e uma loja em Brasília, no Distrito Federal. As duas marcas possuem vendas on-line e pontos de venda em algumas cidades do País. “Temos revendedores em Recife (PE), Aracaju (SE), Vitória (ES) e outros três pontos em São Paulo (SP)”, diz.

Nova marca aproveitará capacidade produtiva ociosa 

A Zoroá, nova marca da empresa, também tem como objetivo aproveitar melhor a capacidade produtiva da fábrica. Com possibilidade de fabricar cerca de 1.000 pares por mês, a empresa pretende aumentar a produtividade e ocupar a produção ociosa com os novos produtos.

“Temos todo o maquinário necessário para produzir um sapato de qualidade, mas fazemos muita coisa à mão. Hoje, uso metade da capacidade que tenho e queremos aumentar essa produtividade”, comenta.

A ideia da Zoroá, segundo a empresária, é que ela seja mais eclética. “Quero que ela atenda meu público que quer um produto mais em conta, mas também atenda essa turma mais jovem que usa um jeans curto e uma camisa de malha divertida”, comentou Virginia Barros.

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