Vitrine virtual fomenta negócios do setor de pedras preciosas

As pedras preciosas brasileiras encantam o mundo inteiro e hoje, graças a uma iniciativa do Sindicato de Joias, Bijuterias, Folheados, Pedras Preciosas e Relógios de Minas Gerais (Sindijoias Ajomig), o País conta com uma vitrine virtual de gemas naturais de alcance internacional. Trata-se da Brasil Gemas, plataforma que tem como propósito aproximar os elos da cadeia produtiva do setor e fomentar negócios de forma simples e ágil.
No ar desde o fim de fevereiro, o canal começou a ser desenvolvido mesmo antes da chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil. Com o agravamento da crise sanitária e o advento dos negócios virtuais, sua implementação tornou-se ainda mais estratégica. E já vem dando resultados, com as mais de 20 empresas vendedoras cadastradas.
“Fizemos alguns eventos on-line para apresentar a plataforma para empresas e instituições e a aceitação tem sido interessante. O cadastro de compradores também tem crescido. Além disso, percebemos a demanda de gemas que ainda não estão na nossa vitrine, ou seja, novas empresas também interessadas em se cadastrar”, diz a membro da Câmara de Gemas do Sindijoias Ajomig, Manuela Soares, da empresa Art Ouro.
A empresária destaca ainda que as integrantes da Brasil Gemas também já comercializam na Gem Bridge – importante marketplace do setor – por meio de uma parceria com a plataforma nacional, em uma série de iniciativas que visam internacionalizar ainda mais o negócio e os produtos brasileiros. “Queremos nos tornar a Amazon de pedras preciosas no segmento B2B”, diz.
Para ter acesso à Brasil Gemas precisa ser sindicalizado ao Sindijoias Ajomig, pois os curadores realizam um processo de seleção rigoroso visando a idoneidade das empresas e a segurança dos produtos ofertados. Geralmente, os integrantes do setor são empresas sérias, que se encontram na segunda ou terceira geração no comando do negócio e estão há mais de 30 anos no mercado.
Sobre o desempenho do segmento de pedras preciosas, Manuela Soares afirma que foi muito afetado pela pandemia no decorrer do ano passado e início de 2021. O impacto decorreu não apenas do próprio desaquecimento da economia, mas também do cancelamento de feiras e eventos, uma vez que as vendas físicas ocorriam nas principais feiras do mundo, nos Estados Unidos, Hong Kong e Alemanha.
“A Brasil Gemas e outras iniciativas do ramo vêm justamente para suprir essa necessidade de um novo canal de vendas, de forma que as empresas não precisem esperar a realização de um evento para fazer negócios”, diz.
Desempenho do setor de pedras preciosas
Após vivenciar um ano de perdas com todos os reflexos da pandemia, o setor de joias e bijuterias em Minas Gerais está mais otimista em relação a 2021.
As expectativas são de que o segmento tenha um crescimento de 7% neste ano na comparação com 2020, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (Sindijoias-MG), Manoel Bernardes.
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