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Viva Vino surge com a proposta de difundir a cultura enogastronômica

A cultura do vinho vem se espalhando pelo Brasil. Diante de um consumo, que apesar de ainda pequeno na comparação com países da Europa e do Cone Sul, é crescente no País, surge a Viva Vino, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Vinho (Ibravin), o volume de consumo no Brasil já chega a dois litros por pessoa no ano, com incremento de 15,85% entre 2014 e 2016 na compra de vinhos brasileiros.

Mais do que vender vinhos, a proposta é difundir a cultura enogastronômica na cidade. No espaço, que pode acomodar até 30 pessoas confortavelmente, além de desfrutar da bebida, o cliente pode participar de eventos e escolher o que levar para casa entre 350 rótulos de diversos países, como Argentina, Chile, Portugal, Brasil, França, Itália, Espanha e, inclusive, o Brasil. Foram investidos R$ 200 mil na montagem do espaço e primeiro estoque.

De acordo com um dos sócios da Viva Vino, Breno Merola, a ideia veio de uma paixão e uma necessidade. “Eu trabalhei durante 30 anos com distribuição de motopeças e buscava outra atividade. Apreciador de vinhos, percebi que faltava na cidade um lugar que mais que vender bebidas, também servisse como referência para quem quer aprender sobre esse universo e desmitificar a ideia de que o vinho é uma bebida para poucas pessoas”, explica Merola.

Os preços variam entre R$ 36 e R$ 490 e o atendimento é feito por profissionais especializados. O tíquete médio é de R$ 95 para os vinhos. Mas além da clássica bebida de Baco, a casa também oferece queijos, cachaças e cervejas artesanais.

“Dos produtos nacionais, damos preferências para os mineiros – pela logística e pela qualidade. Isso vale também para os vinhos. O Sul de Minas tem evoluído muito, alcançando, inclusive, premiações com as uvas de dupla poda. Essa é uma oportunidade para as pessoas descobrirem que Minas também faz vinho de qualidade”, destaca o empresário.

A localização da Viva Vino, em um dos bairros nobres de Uberlândia, levou em conta a vizinhança, que já se estabeleceu como um ponto gourmet da cidade, com restaurantes, empório e lojas especializadas em produtos especiais.

Uma das ações mais interessantes é o rodízio de vinho, quando o frequentador pode degustar até seis rótulos, de diferentes origens, por um preço fixo. A ideia é dar uma oportunidade, principalmente aos novatos, de conhecer vários rótulos e conversar sobre os vinhos, aprendendo mais sobre as características de cada um.

“A loja fica em uma galeria com tradição gourmet. Contamos com um sommelier que nos ajuda a escolher os produtos mais especiais. Estamos também promovendo eventos dentro da Viva Vino e participando de eventos culturais como vernissages e saraus, por exemplo”, completa o sócio da Viva Vino.

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