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Vivo reestrutura marketing de olho no consumidor

Vivo reestrutura marketing de olho no consumidor
Marina Daineze: objetivo é posicionar a empresa como especialista em tecnologia | Crédito: Telefônica Brasil

O advento da internet e das redes sociais está mudando a maneira como as empresas se comunicam e se relacionam com seus clientes e parceiros. Na Vivo não seria diferente. A empresa está mudando a sua estrutura de marketing para colocar os consumidores – clientes ou não – no centro da criação de conteúdo no ambiente digital. Para isso, foi criado o Vivo On, nova área de produção de conteúdo da companhia, que cria e executa todas as estratégias de conteúdo digital da operadora.

De acordo com a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze, o objetivo é posicionar a empresa como especialista em tecnologia e levar informação, entretenimento e reflexão para as pessoas, usando o poder de disseminação dos canais digitais.

Com a iniciativa, a operadora, que já é uma das maiores anunciantes do País, dá mais um passo em direção ao diálogo com os usuários, atendendo a uma demanda do mundo contemporâneo: que as marcas gerem entretenimento, conteúdo e tenham um posicionamento transparente.

“O Vivo On vai muito além da produção de conteúdo. A partir do profundo conhecimento do comportamento do usuário nas redes sociais, criamos conteúdos em real time, desde postagens simples e diárias, até conteúdos mais elaborados, como webseries, com característica de ser data driven”, revelou.

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Dessa maneira, a iniciativa reúne diferentes profissionais em um ambiente colaborativo para a troca de insights. A proposta é ser um ecossistema de conteúdo, com um uma equipe multidisciplinar e um trabalho integrado e compartilhado. Estrategistas, designers, redatores, pesquisadores, analistas de insights, social BI, business experts, social media, creators, produtores, profissionais do cinema e de mídia são alguns dos que atuam de maneira complementar.

“As ofertas de produtos e serviços da Vivo deixaram de ditar o que será comunicado. Agora, são as necessidades dos usuários que inspiram as narrativas e as interações. E, neste time, também contamos com as agências Young & Rubicam, Soko e a produtora Coração da Selva. Tudo para podermos nos comunicar melhor com os usuários e, através dos nossos canais digitais, expandir a atuação da marca, que sempre teve a comunicação muito presente”, explicou.

As mensagens produzidas no Vivo On – que é formatado como um Lab de conteúdo digital – vão desde dicas práticas sobre como melhorar o alcance do wi-fi até webseries sobre como o uso da tecnologia afeta a vida das pessoas.

Segundo Marina Daineze, é uma novidade planejada, mas que saiu do papel em plena pandemia. A equipe estava estruturando o hub de conteúdo digital e os impactos do novo coronavírus chegaram, mas aprimoraram ainda mais as estratégias.

“Nos últimos meses, vimos, por exemplo, aumentar as buscas de melhoria do alcance wi-fi, a partir desta demanda, criamos uma série de conteúdos, usando o Vivo Guru (nossos atendentes especializados em tecnologia), para, de forma didática, orientar os usuários quanto esta questão. Outro exemplo: as empresas adotaram o home office e precisaram entender mais de ferramentas em nuvem, segurança e serviços digitais para garantir a produtividade. Trabalhamos conteúdos neste sentido, dando suporte às empresas”, revelou.

Por fim, a diretora de imagem e comunicação da Vivo ressaltou que as estratégias serão aplicadas também regionalmente, visando identificar as dores e oportunidades dos usuários em cada área de atuação. “Vamos usar a própria força das redes para criar mais relevância na comunicação com o usuário, adotando temas de relevância, em uma comunicação one to one, mais ágil e mais envolvente”, resumiu.

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