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“Vovó” das fintechs, Gerencianet planeja expansão pelo País

“Vovó” das fintechs, Gerencianet planeja expansão pelo País
Queremos ser uma opção aos grandes bancos tradicionais, explica o CEO Evanil Paula | Crédito: Divulgação

A tradição de Ouro Preto vai além da história, da cultura e das riquezas minerais da antiga Vila Rica, que ainda hoje fazem a fama da cidade da região Central de Minas. A tradição está também – por mais estranho que pareça – na tecnologia digital.

Criada há 14 anos, a Gerencianet se autointitula a “vovó”das fintechs. Hoje, com 290 mil clientes cadastrados e totalizando, em 2021, 130 milhões de emissões de cobranças, a empresa se prepara para novos saltos sem deixar a mineiridade de lado. A meta para 2022 é aumentar a quantidade de clientes em 20% e expandir por todo o País.

De acordo com o CEO da Gerencianet, Evanil Paula, tudo começou quando, ainda estudante na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), ele começou a fazer sites para os comerciantes locais. Logo vieram pedidos de ajuda sobre como implementar o e-commerce e facilitar as questões de pagamento e recebimento.

“O cliente se perdia na burocracia e resolvi fazer essa parte. Nasceu, então, uma instituição de pagamento. Só seis anos depois veio o nome fintech. Fui atrás das universidades para aprimorar o projeto. Hoje participamos de linhas de pesquisa da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto). Assim buscamos entre os alunos pessoas motivadas pelo projeto”, explica Evanil Paula.

A fintech acaba de lançar as suas primeiras “maquininhas”, que chegam para complementar o portfólio de produtos da marca, que já conta com os cartões de débito e crédito. Elas já vêm com a função Pix e wi-fi.

“Somos uma conta digital para negócios, queremos ser uma opção aos grandes bancos tradicionais. Eles, por tamanho e cultura, não têm proximidade e cuidado com as pessoas. Queremos ter clientes que fiquem com a gente a vida toda. A maquininha resolve o problema da conferência do pagamento via Pix”, pontua

“A inovação, aqui, sempre foi por mudanças on-line. Temos uma expertise muito grande nisso. Resolvemos o problema de cobrança das empresas e com elas entramos com mais força no varejo. A solução é completa. Fizemos um estudo para saber as dores dos nossos clientes: dispositivos mais completos e com mais bateria e acesso ao wi-fi. A maquininha já vem com internet. As duas dispensam o uso do telefone”, destaca o diretor de produtos da Gerencianet, Danilo Oliveira.

Sem investimento externo até aqui, a empresa aposta na internacionalização a partir de 2023. Antes disso, porém, o esforço é para consolidar o novo portfólio, observando as mudanças e oportunidades trazidas pelo open banking, aumentando o número de transações em 400% e o faturamento em 45% em 2022, na comparação com o ano passado.

“Acreditamos contribuir para o desenvolvimento local e das empresas no País todo, gerando empregos e levando gestão para os nossos parceiros. Não entregamos só um extrato, entregamos métricas consolidadas, com gráficos, capazes de auxiliar a gestão do negócio. Este ano ainda temos muito a crescer no Brasil. Sempre olhamos com muito cuidado para a possibilidade de investimentos vindos de fora da empresa, evitando o risco de perdermos nossa essência. Ano que vem vamos começar a olhar para o mercado internacional, um caminho natural apontado pelo open banking, mas também com esse cuidado, seja com dinheiro nosso ou de investidores”, completa o CEO da Gerencianet.

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