Negócios

Wabtec Corporation adquire Super Metal

A Wabtec é líder na indústria ferroviária e tem a visão de alcançar um sistema ferroviário de emissão zero nos EUA e no mundo
Wabtec Corporation adquire Super Metal
Crédito: Reprodução

A Wabtec Corporation, fornecedora líder global de transporte ferroviário de carga e trânsito, com sede operacional em Contagem, na RMBH, adquiriu recentemente a Super Metal, empresa de soluções automatizadas de veículos e equipamentos para operações ferroviárias. A Super Metal é uma das principais companhias brasileiras no segmento de manutenção de vias do setor.

O negócio complementa a aquisição, pela Wabtec, da Nordco, em meados do ano passado, e acelera sua estratégia de expansão para mercados internacionais. A Nordco é uma fornecedora norte-americana de equipamentos novos, recondicionados e usados para a manutenção de ferrovias. A empresa, que agora pertence à Wabtec, também tem em seu portfólio outros produtos e serviços, como motores de vagões móveis e sistemas de detecção ultrassônica de falhas na ferrovia.

Já a Super Metal tem quase 30 anos de experiência no fornecimento de diversos veículos de manutenção e equipamentos automatizados. Isso inclui veículos para manutenção de trilhos e dormentes, bem como transportadores de vagões. A empresa também é especializada em usinagem, serviços, desenvolvimento e execução de projetos para o dia a dia das ferrovias em todo o Brasil.

E, embora o valor na negociação não tenha sido revelado, por questões estratégicas, o CEO da Wabtec, Danilo Miyasato, detalhou as expectativas e potenciais da operação. Conforme ele, a aquisição significa um importante passo para a manutenção do crescimento da Wabtec na América do Sul.

“A Super Metal traz complementação ao nosso portfólio, inclusive com aumento da capacidade produtiva local. É uma empresa especializada em locomotivas, o que nos fortalece ainda mais. Tivemos a aquisição da Nordco, mas ancorando as operações americanas e o nosso objetivo inclui a expansão internacional. Para isso, começamos a estudar outros mercados e vimos o potencial. O conhecimento de engenharia, a complementação do portfólio e a capacidade produtiva local foram fundamentais para a concretização do negócio”, revela.

Localizada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a Super Metal investiu mais de R$ 10 milhões em estrutura nos últimos anos. Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, galpão, maquinários, tecnologia, entre outras frentes foram contempladas.

A empresa é detentora de mais de 20 patentes. Entre as suas ações, está o aprimoramento e a ampliação da tecnologia de adaptação de veículos comuns e escavadeiras hidráulicas em veículos rodoferroviários. Além disso, conta com uma série de produtos considerados inovadores.

Para o presidente da Super Metal, Bernardo Zeferino, o negócio com a Wabtec “destaca uma vida inteira de trabalho de toda uma família e aumenta a capacidade da Super Metal de entregar soluções inovadoras ao mercado”.

Wabtec

A Wabtec é líder global de equipamentos, locomotivas e sistemas ferroviários. Conforme o CEO, um quinto de toda carga transportada no mundo é feita pela companhia. E todos os carros de passageiros também possuem alguma peça que passou pelo crivo da empresa.

“Estamos sediados nos Estados Unidos, mas presentes em 50 países, entre eles o Brasil. Cerca de 90% das operações da América Latina estão no País, onde temos duas plantas. Em Contagem o carro-chefe é a produção de locomotivas, embora tenhamos outros negócios, como a fabricação de portas para veículos de passageiros, manutenção e reparo de sistema de freios de vagões, montagem de equipamentos do sistema de sinalização e a manutenção pesada de locomotivas”, explicou Miyasato.

Já em Monte Alto (SP), o foco é no mercado de tecnologia de alumínio e sapatas de freios para locomotivas e vagões. Ao todo são 25 mil colaboradores. No Brasil são 1.200, dos quais 570 estão em Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas