Startup mineira WeClever lança IA que envia respostas em áudio

A utilização de inteligência artificial (IA) no atendimento ao cliente já é uma prática adotada por diversas empresas. Para tornar o contato cada vez mais preciso e acessível, a startup mineira WeClever disponibilizou no mercado uma IA capaz de enviar respostas em áudio pelo WhatsApp.
De acordo com o CPO da WeClever, Otávio Limão, a nova ferramenta torna as interações entre empresas e clientes mais personalizadas e acessíveis. Além disso, contribui para o aumento de conversões e resoluções no WhatsApp.
A IA conversacional se adapta à necessidade do cliente, sendo capaz de identificar uma mensagem enviada em áudio e responder no mesmo formato, garantindo continuidade na comunicação. Caso o cliente passe a usar o texto, a inteligência artificial adapta automaticamente a resposta para o formato textual. Entre as vantagens da ferramenta estão o atendimento mais rápido, eficiente e adaptado à necessidade do cliente.
“A comunicação por áudio é bastante utilizada pelas pessoas, pois permite transmitir informações de maneira mais rápida do que a escrita. Além disso, criar uma sensação de proximidade, gerando mais conexão”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A startup atende a demanda de diversos setores como educação, financeiro, serviços e varejo. Entre os clientes atendidos estão empresas como PneuStore, Pravaler, Banco BV e Sem Parar.
Auditoria automatizada da WeClever evita erros
Ainda conforme Limão, a plataforma da WeClever, além de oferecer a IA capaz de enviar respostas em áudio pelo WhatsApp, conta com outras soluções de automatização de conversas e de geração de insights das interações, entre elas a auditoria automatizada. A tecnologia permite identificar desvios nas conversas para garantir a conformidade do atendimento com base nos critérios de qualidade da empresa.
“O grande desafio para quem investe em chatbots é garantir que o nível de serviço entregue ao cliente final esteja à altura das expectativas. Não é raro encontrarmos respostas feitas pela IA erradas ou incompletas que afetam a experiência do consumidor”, observa.
Para evitar o problema, a tecnologia da startup realiza o monitoramento automatizado de 100% das conversas e sinaliza algum desvio, acionando, então, o atendimento humano.
“O monitoramento das conversas é algo praticamente inviável com recursos humanos. Para se ter uma ideia, auditar 40 mil atendimentos manualmente demandaria um time de 10 pessoas e mais de 5 mil horas de trabalho. Então, a ferramenta da WeClever consegue realizar esse processo com precisão, ajudando as empresas a corrigir desvios rapidamente”, diz.
As tecnologias desenvolvidas pela WeClever já impactaram em mais de 15 milhões de pessoas e geraram cerca de R$ 600 milhões de receita incremental para os clientes.
Com as ferramentas desenvolvidas, a expectativa para 2025 é positiva. A projeção é de um crescimento na ordem de 15% no faturamento. Limão explica que a startup foi fundada, em 2019, no modelo de bootstrapping – sem aporte de investidores externos. Assim, desde o início, os próprios sócios financiaram o crescimento e a operação da empresa. “Nossa operação é autossustentável e gera caixa de forma eficiente”, frisa.
Ouça a rádio de Minas