Wilson Brumer acredita que os jovens poderão mudar o País

Com o objetivo de promover networking e estimular o empreendedorismo, a ACMinas Jovem promoveu a primeira edição de 2024 do projeto ‘Jantar Palestra’, com a participação do Cônsul e membro do Conselho da Companhia Brasileira de Lítio (CBL), Wilson Brumer. O executivo compartilhou suas experiências de vida e mercado e falou sobre os erros e acertos no decorrer da sua trajetória profissional.
Brumer, que já ocupou cargos estratégicos em diferentes setores da economia, seja no setor público ou privado, acredita que está nas mãos dos jovens a construção do novo conceito nas empresas e, assim, criar a possibilidade de formar um novo País. “A ideia foi apresentar um pouco da experiência profissional, desafios, dos eventuais acertos e dos erros que sempre cometemos. Espero que eles cometam os erros deles, mas não os que já foram cometidos. Afinal, gerir não é nada além de implantar o óbvio”, ensinou.
Segundo ele, é necessário preparar a geração que vai atender às novas demandas do mundo, sob o ponto de vista de rentabilidade dos projetos, de sustentabilidade e onde o meio ambiente, certamente, é parte fundamental.
“Ao mesmo tempo, é importante observar que, para uma empresa ser sustentável também precisa ser rentável, pois não se sustenta apenas no tempo. Há casos de empresas que têm problemas ambientais, às vezes até por falta de tecnologia adequada, por falta de investimento adequado. Então, essas novas demandas do mercado, que são a transparência das empresas e a governança, têm que dar lucro. Mas hoje, temos que ter preocupação também com o meio ambiente, com a sociedade na qual estamos inseridos e com a governança dessas empresas”, defendeu.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Outro ponto destacado por Brumer foi a adoção do modelo de ter “parceiros”. “Às vezes trabalhamos com um modelo muito tradicional. As empresas começam pequenas, vão crescendo e criam os conceitos do empresário ser dono 100% delas. Acredito que as empresas têm que se preparar para um dia ter parceiros, sócios. Mas, para escolher o sócio, é necessário ter a mesma filosofia de vida, a mesma perspectiva e compartilhar os mesmos valores”, enumerou ele.
O empresário, em toda sua vida profissional, sempre torceu para que empresas não éticas não sobrevivessem no tempo e que políticos não éticos não fossem eleitos. “Mas nem tudo aconteceu. Acho que a minha geração perdeu muitas bandeiras que individualmente defendemos e que, infelizmente, não foram aplicadas. Perdemos essa guerra, mas, talvez, com essa nova geração, valha à pena estimulá-los a ganhar. O mundo precisa que tenhamos empresas éticas, com valores e que pessoas adequadas sejam eleitas para fazer o Brasil crescer”, considerou.
Brumer salientou também que o País precisa ser aberto ao investidor, ter clima adequado para investimento e ter segurança jurídica. “Vemos que, no Brasil, acordamos pela manhã com um conceito e à tarde ele mudou e no dia seguinte já voltou ao que era anteriormente. Então o ambiente de negócios no Brasil precisa ser melhorado. Como explicar isso a um investidor externo?”, questionou.
Segundo o presidente do Conselho Jovem da ACMinas, Gustavo Figueroa, o ‘Jantar Palestra’ é mais uma iniciativa que se soma a outras promovidas pelo grupo e que buscam incentivar, valorizar e reconhecer a importância do empreendedorismo.
“Wilson Brumer é um nome de peso com uma trajetória de respeito. A partir das experiências dele temos muito o que aprender e a projetar o que nos espera pela frente em termos de economia. Por isso estamos certos de que foi uma oportunidade imperdível e um evento de muito enriquecimento, aprendizado e, principalmente, porque dentro do Conselho de Jovens da ACMinas temos como pilares a serem desenvolvidos o conhecimento, a visibilidade do associado e principalmente o relacionamento”, avaliou.
Ainda de acordo com Figueroa, a ACMinas Jovem realiza praticamente dois eventos por mês. “O Jantar Palestra é um dos eventos do nosso portfólio e teremos ainda mais duas edições neste ano. Também vamos realizar outros, como o Conecta, o Convida e o Enjoy. Então, a cada mês, realizamos cerca de dois eventos para que nossos associados possam praticar network e absorver conhecimento de pessoas gabaritadas no mercado”, finalizou.
Ouça a rádio de Minas