Wine Expo BH vai reunir cadeia do vinho em Belo Horizonte e fomentará negócios

Minas Gerais, nos últimos anos, tem se destacado no mercado de vinhos, conquistando medalhas em diversos concursos internacionais e ampliando a produção. Diante do cenário promissor para a realização de negócios, Belo Horizonte sediará a primeira edição da Wine Expo BH, o maior encontro de negócios de vinhos de Minas Gerais.
O evento, organizado pela Nexfair – Expo & Business, com media partner do Diário do Comércio, acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto de 2025, no BeFly Minascentro, e tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, que destaca a importância da iniciativa para o calendário da cidade, impulsionando a economia local e fomentando o turismo. A expectativa é de reunir cerca de 50 expositores, entre vinícolas, importadoras e distribuidoras e receber cerca de 2 mil participantes.
Belo Horizonte: Capital de Eventos e Negócios
Belo Horizonte se consolida como um destino privilegiado para eventos culturais e de negócios de todos os portes. Com uma efervescência artística, uma infraestrutura completa e uma hospitalidade mineira única, a capital oferece o ambiente ideal para acolher iniciativas como a Wine Expo BH. O apoio a eventos estratégicos faz parte da visão da Belotur de posicionar a cidade como um polo turístico atrativo em nível nacional e internacional.
Conforme o organizador da Wine Expo BH, Dennis Carvalho, o desenvolvimento da cadeia do vinho no Estado avançou muito nos últimos anos e a tendência é de um mercado bastante promissor. Diante do potencial, a Wine Expo BH vem para reunir a cadeia, fomentando os negócios, com amplo conteúdo para aprimorar os conhecimentos e gerando conexões.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

“Percebemos que quando se fala em vinhos, as pessoas saem de Minas Gerais e vão para São Paulo e para o Sul do País realizar os negócios. Por isso, o objetivo da Wine Expo BH é criar um ambiente propício para as pequenas, médias e grandes vinícolas, importadoras e distribuidoras exporem. O ambiente também é propício para gerar conteúdo e informação, onde, além da pessoa expor, ela também vai trocar experiência e criar conexões. Então, a feira está muito pautada nisso: negócios, conteúdo e conexão”, diz.
A Wine Expo BH é voltada exclusivamente para o mercado B2B, então, entre os visitantes estarão representantes de distribuidoras, supermercados, empórios, restaurantes, hotéis, bares, também os wine lovers.
No Minascentro serão cerca de 50 expositores, incluindo vinícolas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e do Sul do País. Haverá ainda estande de produtos típicos de Minas como café, cachaça e queijos artesanais.
O evento conta ainda com a Summit Wine Expo, onde haverá um ciclo de encontros exclusivos para profissionais da área. A programação terá uma série de palestras e painéis com especialistas, produtores, enólogos e líderes do mercado. Entre os temas estão o enoturismo em Minas Gerais, as oportunidades de negócios em Hong Kong e o cenário atual para importadores e distribuidores de vinho no Brasil.
Serão apresentados cases de sucesso internacionais, com a presença de especialistas do Chile, Uruguai, Itália e Portugal. No espaço também haverá discussões sobre a sustentabilidade, o futuro e o ecossistema global do vinho.
“Vamos discutir temas relevantes para a cadeia do vinho, como a substituição tributária que é um gargalo importante e também oportunidade de negócios com Hong Kong, por exemplo”, conta.
Outra atração, somente para convidados, são as masterclass. Com a curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers Seção Minas Gerais (ABS-MG), os participantes terão acesso às capacitações que irão ajudar os clientes na escolha dos vinhos e harmonização, contribuindo para a ampliação das vendas nos comércios.
“Nós queremos criar um protagonismo, fechar uma lacuna e unir o setor do vinho. Nosso objetivo é fortalecer o setor através de eventos. Nosso plano é que a Wine Expo BH aconteça uma vez ao ano. Além disso, queremos realizar vários micro eventos ao longo do ano discutindo pautas de interesse do setor”, ressalta.
Ouça a rádio de Minas