Negócios

WR Educacional registra 9 mil matrículas por dia

WR Educacional registra 9 mil matrículas por dia
José Roberto Soares: demanda vem de toda parte do Brasil | Crédito: Divulgação

A WR Educacional, sediada em São Lourenço, no Sul de Minas, foi fundada no fim de 2016 com o intuito de colaborar para a democratização da educação profissional. A plataforma digital disponibiliza mais de 3 mil cursos de forma gratuita, em 33 áreas diferentes e acumula mais de 9 milhões de matrículas desde sua criação.

“Capacitação e qualificação profissional são diferenciais em qualquer área. Nosso intuito é oferecer conhecimento para as pessoas, buscando democratizar o conhecimento. Temos uma gama de cursos livres de nível básico, voltados para atender às necessidades de jovens e adultos, alunos e profissionais ou quem queira prestar concurso público”, explicou um dos sócios-fundadores e diretor financeiro da empresa, José Roberto Soares, ressaltando que a ferramenta está ao alcance de todos que possuem acesso à internet.

Nos últimos meses, marcados pelo distanciamento social, ou a chamada quarentena, em combate ao Covid-19, a procura por novos métodos de estudo, em especial o on-line, se tornou uma alternativa importante. Segundo o empresário, na época dos primeiros casos da doença no País, houve queda abrupta na procura pelos cursos, em função do receio da população. Agora, voltou a aumentar, mas ainda continua abaixo dos níveis anteriores.

“Temos recebido uma média de 9 mil matrículas por dia. A demanda vem de toda parte do Brasil. É muito gratificante quando temos a solicitação de emissão de certificado de cidades distantes, que nunca ouvimos falar. A maior parte dos alunos acaba sendo do próprio Sudeste, mas há pessoas fazendo uso da nossa plataforma em todo o País”, completou.

Todos os cursos possuem certificado válido no território nacional com carga horária aprovada segundo os critérios do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), ao custo de R$ 79,90 – referentes à confecção e envio postal. Para tal, o aluno realiza uma avaliação e precisa obter mais de 59,9% de acertos, comprovando o aprendizado. Além disso, o aluno deve completar a carga horária solicitada em cada curso.

“Os certificados são úteis para atualização de currículo, comprovação de títulos em concursos públicos ou, até mesmo, como comprovação de horas complementares. Mas o que percebemos, é que menos de 10% dos alunos matriculados solicitam a emissão. Este número já esteve maior, mas recentemente caiu muito, justamente em função dos impactos da pandemia na renda das pessoas. A prioridade, neste momento, é comer”, avaliou.

A WR Educacional conta com cerca de 20 funcionários e completa cinco anos em setembro. Informática básica e avançada, noções de primeiros socorros, auxiliar administrativo e disciplinas de educação infantil e inclusiva são os cursos mais buscados pelas pessoas na plataforma digital. A capacitação ainda é oferecida apenas em material didático no formato html, mas a empresa já estuda maneiras de modernizar o ensino, com videoaulas também gratuitas.

“A gente sempre busca aprimorar. Mas os próprios professores possuem resistência em gravar os conteúdos em vídeos. Isso também elevaria bastante o custo e nossa margem já é bem pequena, justamente para viabilizar a gratuidade do aprendizado. Mas sou um eterno otimista. Sonho até em oferecer um curso superior sem custos pela WR”, revelou.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas