Negócios

Xeque Mate atinge limite da capacidade para o Carnaval

Para atender demanda da data, cerca de 400 mil litros/mês, empresa de BH terceirizou parte da produção
Xeque Mate atinge limite da capacidade para o Carnaval
Produzido pelo grupo Xeque Mate Bebidas, o drink já caiu no gosto dos consumidores | Crédito: Dynelle Coelho

Entra ano, sai ano e uma nova bebida conquista o paladar dos foliões no Carnaval. Em 2023, depois das limitações nas festas em função da pandemia de Covid-19, as pessoas estão ainda mais entusiasmadas com a data e prometem aproveitar ao máximo os dias de folia. E a bebida da vez que vai embalar bloquinhos e shows é o Xeque Mate, um drink pronto em lata feito de mate, rum, guaraná e limão.

Produzido pelo grupo Xeque Mate Bebidas, o drink já caiu no gosto dos consumidores Brasil afora e está elevando a empresa belo-horizontina a outro patamar. Segundo o sócio e diretor de Produção da marca, Gabriel Rochael, além da operação no limite da capacidade na fábrica própria, localizada no bairro Serrano, região Noroeste da Capital, haverá a terceirização da produção em outros estados, a fim de atender a demanda de outras praças.

“A produção projetada para o Carnaval deste ano é de 400 mil litros e nossa produção na fábrica gira em torno de 350 mil litros por mês. Estamos contratando outras fábricas, em localidades como no Rio Grande do Sul, para atender os pedidos e ainda reduzir o custo com logística”, diz.

Mas como a perspectiva do grupo é manter o sucesso e a ascensão das vendas, uma expansão da unidade fabril na capital mineira já foi iniciada. Embora não tenha revelado o montante, Rochael disse que a previsão é duplicar o volume produzido atualmente até o início do ano que vem e que um galpão anexo à fábrica atual já foi alugado para executar o projeto. Falta agora a aquisição do maquinário.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Realizamos investimentos mês a mês. No meio do ano passado saímos de uma produção de 60 mil litros/mês para mais de 300 mil litros/mês. Agora é hora de ‘rampar’ a empresa e estruturar esse crescimento. Fazer fluxo de caixa e estar preparados para essa demanda que não para de crescer”, afirma.

De informal a drink de sucesso no Carnaval

O negócio começou como uma parceria entre amigos que, com o sucesso da mistura, largaram a faculdade para apostar no segmento de bebidas. Em 2015, com uma produção caseira, as vendas ocorriam em festas e eventos na rua. Com o passar dos anos e o aumento das vendas, transferiram a produção para uma cervejaria e, em meados de 2021, abriram sua própria fábrica.

“Quando veio a pandemia percebemos o quanto nosso mercado era informal e ficamos sem ter para onde vender. Foi então que decidimos estruturar a empresa, ter uma área comercial e começamos a investir mais na marca. Foi tudo ou nada”, recorda.

Hoje, a bebida é enviada para outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Goiás. São mais de 600 pontos de venda. Apenas em Minas são 300, enquanto em São Paulo, o número já chega a 100.

“Até o final deste ano, a projeção é de que estaremos com o mesmo número de PDVs nos dois estados. E com a expansão nacional, prevemos dobrar o faturamento até o fim de 2023”, diz.

Além do drink, fazem parte do Grupo Xeque Mate Bebidas a própria runeria (a Mascate Runeria, com o rum Velha Guarda e o Carta Branca) e três unidades da Runeria Mascate em Belo Horizonte, uma rede de bares e casa noturna da marca. Esta última também está prestes a desembarcar na capital paulista, já que no início do ano que vem o grupo vai inaugurar uma unidade no bairro Pinheiros.

As unidades da capital mineira estão localizadas no Mercado Novo, na Savassi e no Floresta. As duas primeiras funcionam como drinkerias e também são espaços que permitem levar para o público as diversas criações e futuros lançamentos da marca, como os drinks prontos Swing Safado e Alcova Libertina, cujos nomes são homenagens a dois blocos de Carnaval de Belo Horizonte, e as sodas naturais gaseificadas sem álcool: Maré Rosa, Erva Maré e Maré Mate, de baixa caloria, com sabor diferenciado.

“A unidade Floresta foi inaugurada no fim do ano passado e a ideia é que seja um espaço cultural. Com capacidade para receber até 380 pessoas, queremos que seja mais uma balada de Belo Horizonte, reunindo todos os produtos criados por nós”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas