Xeque Mate atinge R$ 50 milhões em faturamento com vendas de Carnaval

A mineira Xeque Mate atingiu, nos últimos três meses, a marca dos R$ 50 milhões de faturamento, impulsionada pelas vendas para o Carnaval deste ano. O valor é 56,25% acima do registrado entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro do ano passado (R$ 32 milhões).
Já no primeiro bimestre deste ano, o avanço foi de 40% frente ao mesmo período de 2024, passando de R$ 25 milhões para R$ 35 milhões de faturamento. A marca é uma das líderes do mercado nacional de drinques prontos, ou Ready to Drink (RTD), e lançou uma campanha robusta para este Carnaval e para celebrar os dez anos de atuação no mercado.
A expectativa da Xeque Mate é produzir seis milhões de latas para a folia deste ano. Dentre elas, dois milhões serão da edição de colecionador, com design exclusivo distribuído para os consumidores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Outra novidade é o envio de copos promocionais para todos os estados da região Sudeste do Brasil. Ao todo, serão 30 mil copos exclusivos para que os lojistas façam promoções de “compre e ganhe”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Carnaval é como se fosse um aniversário simbólico para a empresa, que ficou nacionalmente conhecida graças ao evento. O diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire, lembra que os criadores da marca tinham a noção de que estavam lançando algo para surpreender o mercado, principalmente pelo sabor, na contramão do que ofereciam as bebidas prontas disponíveis na época.
“Hoje, nos orgulhamos de ter revolucionado o mercado de RTDs, inspirando outras marcas que vieram para suprir essa demanda do consumidor”, afirma.
Essa relação da fabricante mineira de bebidas e a festividade inclui o compromisso que a marca possui com os blocos de rua. Para este ano, a Xeque Mate irá patrocinar cinco blocos distribuídos por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, com aporte de R$ 15 mil, material de apoio e de marketing.

Expansão da Xeque Mate para novos mercados
A Xeque Mate ainda planeja o lançamento de um produto voltado para o público que não bebe álcool e controla a ingestão de açúcar, o Xeque Mate Zero. A previsão é de que essa bebida seja lançada ainda neste ano.
Além disso, a empresa lançou recentemente a marca de roupas Lab Xeque Mate. A iniciativa faz parte das ações para comemorar os dez anos da empresa e promete trazer uma essência criativa que conecta moda, arte e expressão.
Entre as collabs já realizadas, estão parcerias com as marcas Real Grapixo e Fita Corp. Para o Carnaval, a Xeque Mate se uniu à gigante da moda Baw Clothing na coleção Ritmo da Rua.
Outro lançamento do ano, que visa a diversificação de mercados, é a gravadora Xeque Mate Estúdios, em parceria com o rapper FBC. Composto por um estúdio de última geração em Belo Horizonte, mas com conteúdo aberto divulgado na internet, o projeto nasce como um ponto de encontro para artistas, criadores e demais personagens da cultura urbana, misturando inovação, improviso e talento.
A Xeque Mate Estúdios contará com lives de DJs, composições de músicas ao vivo, entrevistas exclusivas, podcasts e outros formatos de conteúdos disponíveis em plataformas de streaming, YouTube e outras redes sociais. A disponibilização desses conteúdos está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Ouça a rádio de Minas