Negócios

Xeque Mate lança linhas de drinques prontos e projeta crescimento de até 40% nas vendas

Além da nova linha Mascate Drinks, a fabricante mineira está desenvolvendo outras três formulas para o próximo ano, incluindo uma zero álcool
Xeque Mate lança linhas de drinques prontos e projeta crescimento de até 40% nas vendas
Foto: Diário do Comércio Leonardo Leão

A mineira Xeque Mate Bebidas espera encerrar este ano com crescimento de até 40% nas vendas de drinques prontos (RTDs, sigla em inglês). A empresa está desenvolvendo novas linhas de produtos para ampliar o portfólio da marca e expandindo sua atuação para outros mercados. A marca de bebidas também projeta uma futura expansão para o mercado internacional.

O diretor executivo da Xeque Mate Bebidas, Alex Rezende Freire, avalia que este ano está sendo muito desafiador para a empresa e para o mercado de bebidas de forma geral. Apesar desse cenário, a marca tem apresentando um ritmo de crescimento que varia entre 30% a 40% ao longo de 2025. “Eu acredito que será um ano muito positivo e que vamos fechar com os resultados esperados”, diz.

O empresário relata que o foco da fabricante de bebidas prontas é apresentar resultados sólidos no mercado e atender todos os clientes da melhor forma possível. Além disso, ele destaca que a empresa conseguiu, pela primeira vez neste mês, produzir todos os drinques na planta localizada no bairro Serrano, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

“Nós sempre estamos correndo atrás da demanda, pois o Xeque Mate possui um apelo muito forte e a produção, em muitos casos, não acompanhou esse crescimento. Nós já tivemos que recorrer à terceirização, mas o foco agora é produzir tudo para garantir a qualidade que a marca traz”, diz.

A marca mineira de bebidas está prestes a lançar uma nova linha de produtos, a Mascate Drinks, que ainda está em fase de degustação em alguns bares da marca Mascate na capital mineira. Freire relata que, até o momento, a bebida está tendo uma boa aceitação do público.

O produto ainda não tem data para ser oficialmente lançado no mercado, mas a expectativa é de que esta linha apresente um desempenho equivalente à metade das vendas da marca principal nos próximos anos. Essa será a nova aposta da empresa, uma linha com mais frutas e ingredientes naturais para agradar o paladar dos consumidores.

Este ano marcou a primeira vez em que a Xeque Mate participou da feira Superminas, realizada pela Associação Mineira dos Supermercados (Amis), em Belo Horizonte. A empresa aproveitou o evento para realizar o pré-lançamento das novas bebidas da linha Mascate, nos sabores Melancia e Framboesa e também Maracujá, Caju e Água de Coco.

Novos projetos para 2026

Para o próximo ano, a meta é manter o ritmo de crescimento observado em 2025 e consolidar as novas linhas de produtos que estão sendo lançados. A Xeque Mate já está se preparando para o Carnaval, com algumas negociações em andamento para a participação em eventos.

Logo após o Carnaval, está previsto o lançamento de uma nova linha de bebidas sem álcool. A ideia é manter o consumo elevado de produtos da marca, mesmo após os dias de folia. “Temos mais outras duas fórmulas de drinques que estamos desenvolvendo e deverá compor o nosso portfólio no ano que vem”, acrescenta.

Freire avalia que a marca ainda possui algumas praças importantes no Brasil para alcançar ao longo de 2026. Além de Belo Horizonte, os produtos da marca já está se consolidando em outras capitais brasileiras como:

  • Salvador (BA)
  • Florianópolis (SC)
  • Porto Alegre (RS)
  • Brasília (DF)
  • Goiânia (GO)
  • Recife (PE)
  • Fortaleza (CE)

“Tem como melhorar muito ainda para esses mercados se tornarem praças consolidadas igual ocorre em Minas Gerais e em São Paulo, onde nós vendemos muito e somos líderes da categoria”, destaca.

Além da expansão dentro do mercado nacional, a Xeque Mate também estuda a possibilidade de iniciar as exportações de seus drinques prontos para outros países, como Estados Unidos e alguns países europeus. O objetivo nesse caso, segundo o diretor executivo da empresa, é disseminar a marca nas principais capitais do planeta e no mercado internacional.

Bebidas da Xeque Mate na Superminas 2025.
Foto: Diário do Comércio/Leonardo Leão

Ecossistema Xeque Mate

O grupo Xeque Mate está ampliando sua área de atuação para outros segmentos além do setor de bebidas. A empresa já possui uma marca de roupas, a Lab Xeque Mate; um estúdio, o Xeque Mate Estúdios; e uma rede de bares na capital mineira, o Mascate. Alex Freire explica que todo esse ecossistema tem como objetivo envolver o consumidor na proposta de experiência da marca.

“A moda, a música e a arte são formas de se expressar que compõem essa questão do lifestyle, do produto e de como nós construímos as coisas que acreditamos, o que nós apoiamos e em que gostamos de investir”, declara.

O empresário ressalta que ele e seu sócio, Gabriel Rochael, são pessoas que sempre gostaram muito de arte e que buscam levar essa visão para as embalagens dos produtos, por exemplo. Ele garante que a empresa seguirá nesse caminho, uma vez que é algo que os sócios gostam e tem dado resultado para o negócio.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas