Negócios

Xodó deixa Praça da Liberdade após 63 anos e mira novas unidades em BH

Nova unidade promete reduzir custo operacional e viabilizar novas unidades da marca na capital mineira
Xodó deixa Praça da Liberdade após 63 anos e mira novas unidades em BH
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alisson J. Silva

O Xodó, hamburgueria mais antiga de Minas Gerais, deixará de operar na icônica unidade da Praça da Liberdade, na região da Savassi, onde funciona desde 1962. A partir da segunda quinzena de maio, uma nova loja será inaugurada na rua Alagoas, 730 – loja 2 – a cerca de 500 metros do atual espaço. Além do custo inviável de operação, a dificuldade de realizar obras em um imóvel tombado pesou na decisão, segundo informa uma das sócias, Juliana Motti.

Em 2019, a empreendedora, junto a outras duas administradoras, adquiriu a marca da família fundadora com a intenção de expansão a médio prazo – plano que precisou ser adiado em razão da pandemia. Após a retomada do comércio, outros desafios impossibilitaram o desejo da abertura de novas unidades do Xodó. “Hoje, o nosso custo de operação é muito alto e o atual imóvel, por ser tombado, nos impede de realizar algumas obras e reformas”, destaca.

A nova unidade promete focar no tradicional cardápio, como os já consolidados hambúrgueres artesanais e milkshakes, eliminando as opções de almoço e o serviço de cafeteria – lançado em fevereiro do ano passado. “Optamos por um espaço menor, intimista, colorido e decorado ao estilo retrô, mantendo o cardápio e a qualidade dos nossos lanches e sobremesas”, acrescenta a sócia.

Mais que um novo espaço para atender os clientes, a intenção é que o público seja beneficiado com novidades no cardápio, além de uma redução nos preços dos itens. Segundo a proprietária do Xodó, com um menor custo operacional, a marca poderá trabalhar preços mais acessíveis, com menor repasse aos clientes.

Embora não tenha aberto o montante aportado na nova unidade, a empreendedora está otimista quanto ao retorno do investimento que, segundo ela, deve ocorrer em cerca de 12 meses. “As obras estão a todo vapor e estamos otimistas com a recepção do público. Será apenas uma mudança de endereço, a essência continuará a mesma”, reforça.

Xodó projeta três novas unidades a médio prazo – uma delas pode ser na Pampulha

Com a retomada do comércio após a pandemia, os planos de expansão do Xodó voltaram a ser discutidos. No ano passado, além da cafeteria, a ideia era inaugurar uma segunda unidade, no centro gastronômico Biergarten, próximo ao Edifício JK, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No entanto, a empreendedora conta que, na época, houve um problema com a administração do local que impediu a concretização do projeto. Apesar disso, o espaço segue no radar para as próximas três unidades a médio prazo.

Além de lojas nas proximidades da Praça da Liberdade, a região da Pampulha também está no radar para abrigar uma hamburgueria Xodó. “O desejo da expansão vem desde que adquirimos a marca e estamos otimistas para realizar esse sonho nos próximos anos”, finaliza.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas