Negócios

XP inaugura maior espaço da marca em BH e amplia planos de investimento em Minas

Nova unidade no bairro São Pedro integra a estratégia de regionalização da XP, que prevê aumentar em 50% a equipe mineira até 2026 e expandir operações no interior do Estado
XP inaugura maior espaço da marca em BH e amplia planos de investimento em Minas
Foto: divulgação XP

A XP inaugurou, nesta quinta-feira (25), em Belo Horizonte, o maior Espaço XP do Brasil, como parte da estratégia de crescimento em Minas Gerais. A unidade, localizada na Savassi, na região Centro-Sul da Capital, tem 735 m² e marca uma nova fase de regionalização da empresa, que busca fortalecer operações em praças onde já possui base consolidada de escritórios parceiros e assessores de investimentos.

Segundo o diretor de Canais da XP Inc., Guilherme Sant’Anna, Minas Gerais é um dos mercados prioritários para a empresa. “Conquistamos a confiança dos investidores mineiros ao longo dos anos com um atendimento próximo e personalizado. Nosso propósito é ampliar essa relação, oferecendo assessoria de excelência, ferramentas e planejamento financeiro de longo prazo”, afirmou.

A companhia prevê aumentar em 50% sua equipe em Minas até 2026. Em 2024, a XP mais que dobrou o quadro de funcionários no Estado e registrou crescimento superior a 40% no volume de investimentos sob custódia. Segundo a empresa, mais da metade dos profissionais já atua no interior, o que reforça a estratégia de expansão para além da Capital.

O sócio e líder regional da XP em Minas, Marco Loureiro, destaca que a empresa continuará investindo em novas praças. “O espaço em Belo Horizonte reflete a experiência de conexão e personalização da marca. Em paralelo, seguimos com vagas abertas no programa XP Future para ampliar a presença em regiões como Zona da Mata, Sul de Minas e Triângulo Mineiro”, disse.

Mercado em crescimento

Com população estimada em 21,3 milhões de habitantes, Minas Gerais registrou PIB de R$ 305,4 bilhões no segundo trimestre de 2025, 1,2% acima do mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. O Estado é o segundo do País em número de investidores pessoa física na B3, com mais de 618 mil contas abertas, e o terceiro em volume investido, que já supera R$ 47 bilhões.

“Os números da região refletem o crescente interesse dos mineiros pelo universo dos investimentos, impulsionado pela diversificação de portfólios e pela expansão do acesso a plataformas digitais. A XP tem a democratização do acesso ao mercado financeiro como uma de suas ambições institucionais. Levar a marca aos quatro cantos do Estado é nossa missão”, reforça o líder regional.

O novo espaço em Belo Horizonte segue o modelo de outras unidades da XP no País e oferece 13 salas de reunião e 55 posições de trabalho. A expectativa da empresa é dobrar o volume financeiro e ampliar a base de clientes após a inauguração. “Estamos otimistas com essa estrutura, que trará mais segurança, conforto e oportunidades de negócios”, afirmou Sant’Anna.

Criada em 2001, a XP é uma das principais instituições financeiras do Brasil, com soluções que vão de investimentos a crédito, seguros e banking, no País e no exterior.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas