Negócios

Zak vai investir na praça de BH com boas expectativas

Zak vai investir na praça de BH com boas expectativas
Já temos uma presença relevante em São Paulo e estamos ‘rampando’ em cidades estratégicas, como BH, disse Andrade | Crédito: PAUL/H/BONNEVAL

Considerado um mercado altamente pulverizado e pouco profissionalizado do ponto de vista da gestão, bares e restaurantes carecem de tecnologia integrada para garantir o bom andamento do back-office, ainda que a digitalização tenha sido hiper acelerada durante os últimos dois anos.

Diante desse cenário a Zak, plataforma de gestão integrada para digitalização e empoderamento financeiro de restaurantes, com mais de 400 clientes em São Paulo, começa sua jornada de expansão e foca em Belo Horizonte como uma das praças preferenciais.

De acordo com o cofundador e CEO da Zak, Andres Andrade, tudo começou bem antes da pandemia, ainda em 2018, quando ele deixou o mercado financeiro em busca de um propósito. E revisitando as lembranças da infância quando trabalhava em um restaurante nos Estados Unidos, junto com o pai na condição de imigrante, concluiu que sua missão seria ajudar restaurantes de todos os portes a resolverem problemas de gestão e liberá-los para a sua verdadeira vocação: atender bem os clientes.

“Queria ajudar os restaurantes e um dos primeiros grandes problemas que identifiquei foi em relação ao delivery. Até então a entrega não era muito importante para o faturamento dos restaurantes. Aquilo nos abriu os olhos para o quanto o uso da tecnologia era precário nessa indústria. A partir disso quis oferecer uma solução cada vez mais completa, capaz de verticalizar a operação. O dono do restaurante tem que gerir um ecossistema de ferramentas desintegradas. Tem que fazer malabarismo diariamente. Nosso grande desafio é simplificar esse processo”, explica Andrade.

A ZAK oferece desde registros de pedido de salão (PDV) e vendas on-line, até o back-office e pagamentos, com integração de agregadores, como iFood, Uber Eats e Rappi. Dentre as soluções, inclui-se também a integração de serviços financeiros.

Com o recente investimento recebido na Série A, a plataforma espera crescer e expandir significativamente nos próximos anos para outras cidades. A meta é estar presente em mil restaurantes, 10 cidades do Brasil, até 2023, alcançando 10 mil restaurantes até 2025, bem como ter uma presença em outros mercados da América Latina, especialmente no México. A empresa ainda pretende dobrar seu número de funcionários até o final de 2021, incluindo times remotos em todo o Brasil.

“Já temos uma presença relevante em São Paulo e estamos ‘rampando’ em cidades estratégicas, como Belo Horizonte. Começamos com clientes de maior faturamento, mas o foco está nos pequenos, independentemente da geografia. Ele é o que mais precisa de uma solução integrada. Nesse momento exato estamos alcançando os empreendimentos de faturamento médio. Estamos estruturando o time de vendas em BH. Para que isso seja possível contamos com uma equipe engajada e que acredita no propósito da empresa. É certo que existe uma disputa acirrada pela mão de obra, mas não temos esse problema hoje porque temos um propósito ambicioso que é ajudar principalmente os pequenos empreendedores do setor de alimentação”, completa o fundador da Zak.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas