Negócios

ZAX inicia operações no circuito mineiro das malhas

Plataforma conecta fornecedores de Monte Sião e Jacutinga a atacadistas
ZAX inicia operações no circuito mineiro das malhas
Fernando Zanatta e Bruno Ballardie: objetivo principal é unir os fabricantes aos revendedores espalhados pelo Brasil, on-line | Crédito: Gustavo Scatena

Fundada em 2019, em São Paulo, a plataforma Zax – marketplace de atacado B2B – desembarca no Sul de Minas, mais precisamente em Monte Sião e Jacutinga, cidades polo de fabricação de peças de tricô e malha.

De acordo com o CEO da Zax, Bruno Ballardie, o objetivo principal é unir os fabricantes aos revendedores espalhados pelo Brasil, on-line, sem a necessidade de longas viagens ou atravessadores.

“Começamos no Brás (maior polo de vendas de roupas e acessórios do Brasil, localizado em São Paulo) em 2019. A ideia sempre foi conectar fabricantes de moda aos revendedores, geralmente mulheres, as chamadas sacoleiras. Percebemos que muito do que era vendido no Brás vinha de Monte Sião e Jacutinga, então era natural que fôssemos buscar esses fabricantes. A plataforma permite que revendedores que não podem viajar até o Sul de Minas tenham acesso aos produtos de alta qualidade e bons preços produzidos naquelas cidades”, explica Ballardie.

Para o gerente de expansão da Zax, Eduardo Campos Ferreira, além de fazer a ligação entre fábrica e revendedores, a plataforma é uma verdadeira ferramenta de gestão que ajuda a organizar o ecossistema de venda das marcas, integrando as plataformas on-line e off-line.

“Conseguimos organizar o estoque do fabricante, a lista de clientes, a forma como estão vendendo, nos tornando uma ferramenta de gestão. Criamos um ecossistema para a fábrica vender mais e melhor on-line. Foi fácil apresentar o aplicativo aos produtores dessas cidades e mostrar que faz sentido para eles. Muitos já nos conheciam. Eles tiveram uma digitalização tardia. Foi na pandemia que foram obrigados a digitalizar as vendas e o Whatsapp foi o canal mais fácil”, destaca Ferreira.

Os atacadistas agora podem oferecer novas formas de pagamento, além da opção de frete rápido, com preço acessível. A plataforma promete realizar entregas em no máximo 48 horas em quase todo o País. Para garantir esta agilidade, a empresa ampliou suas operações logísticas em diferentes cidades do Brasil, criando pontos de distribuição que agilizam as entregas em outros estados. São 36 cidades espalhadas pelo País, sendo cinco no Estado: Uberlândia, Uberaba, no Triângulo Mineiro; Juiz de Fora, na Zona da Mata; Poços de Caldas, no Sul de Minas; além da Capital. Toda operação de entrega é monitorada pela Zax, garantindo o envio correto das mercadorias e no prazo prometido.

“Um fornecedor local dificilmente teria estrutura para isso. Em Monte Sião e Jacutinga, por enquanto, estamos trabalhando direto com os Correios, mas já vamos implantar um ponto de coleta e estamos articulando a integração com transportadoras locais”, completa o CEO da Zax.

Atualmente a ZAX possui 62,5 mil lojistas cadastrados e 30 mil clientes ativos, reunindo marcas de diferentes centros de atacado de todo o Brasil. Além dos tradicionais e mais conhecidos – Brás, 25 de Março e Bom Retiro em São Paulo, a plataforma possui marcas de atacadistas de Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), além das cidades mineiras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas