Zelo investe no conceito de capitalismo consciente

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado, dinâmico e complexo; tendência que ficou ainda mais em evidência com os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a sociedade está valorizando e optando por consumir produtos e serviços de empresas éticas e sustentáveis.
Por isso, instituições socialmente responsáveis estão buscando alinhar-se com o conceito de Capitalismo Consciente. Trata-se de uma forma de pensar o negócio, com mais consciência de seu propósito maior e seus impactos sobre as comunidades onde estão inseridas e com o meio ambiente. Com esta mudança de paradigma, organizações conscientes aumentam seu potencial, criam uma boa reputação, ganham clientes leais, fornecedores e colaboradores mais comprometidos e engajados.
E é assim que tem buscado se posicionar o Grupo Zelo, empresa mineira do segmento funerário presente em oito estados e no Distrito Federal, conforme destaca Lucas Provenza, CEO do grupo. “Buscando reafirmar nossa missão e valores, temos trabalhado para gerar valor e impacto positivo para os nossos clientes, fornecedores e toda a sociedade. Desta forma, nos colocamos em um círculo virtuoso, onde aliamos o crescimento do grupo, pautado em uma cultura sólida, confiável, autêntica e inovadora, com a construção de um mundo melhor”.
Para Provenza, além da contribuição oferecida na prestação de um serviço que é essencial, a preços acessíveis, e com alta qualidade, o Grupo Zelo também gera impacto positivo “ao apoiar projetos de responsabilidade social, expressar nossa preocupação com o meio ambiente, ao prezar pela integridade e ética em todas as relações, ao integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nossas atividades e na busca constante de sempre cumprir nossa missão: inspirar Zelo, em todos os momentos”, salienta.
Gerando benefícios – O diretor de Necrópoles e Sustentabilidade da Companhia, Roberto Toledo explica que o Grupo Zelo “adotou o compromisso de defender prioritariamente cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU em 2015: Educação e qualidade; Igualdade de gênero; Trabalho decente e crescimento econômico; Consumo e produção responsáveis e Paz, justiça e instituições eficazes”.
Para disseminar os ODS entre seus colaboradores, e também alcançar as metas de sustentabilidade, estão sendo adotadas ações como cumprimento rigoroso da legislação trabalhista e das normas de segurança e a ampliação da Universidade Zelo – plataforma online de treinamentos do grupo. “Estamos em fase de implementação, mas já é possível perceber a busca pelo alcance destes ODS. O fortalecimento dos setores de RH, Suprimentos e Socioambiental são essenciais para materializarmos ainda mais a busca destes objetivos”, evidencia Toledo.
Para gerar e distribuir valor econômico de forma sustentável para a sociedade, o Grupo Zelo atua no aperfeiçoamento do Setor de Suprimentos, “visando permitir que produtores e prestadores de serviços locais contratem com o Grupo, para contribuir com a profissionalização dos nossos fornecedores e para o direcionamento a estas comunidades do valor obtido de aproveitamento fiscal. Buscamos ainda realizar investimentos em capacitação para moradores das comunidades onde nossas unidades estão inseridas. Neste momento, o maior benefício percebido é a geração de empregos para moradores do entorno”, ressalta Roberto Toledo.
O diretor de Necrópoles e Sustentabilidade aponta também que a área de gestão ambiental está sendo implementada. “E já traz grandes percepções de valor ao grupo. A partir de investimentos em tecnologia para gestão ambiental, que serão realizados, certamente teremos este ano um forte sistema de gestão ambiental, já consolidado”.
Toledo aponta que a área de sustentabilidade do Grupo Zelo, pretende, ainda em 2021, desenvolver e implementar um modelo de serviço funerário 100% sustentável, tanto para o sepultamento, quanto para a cremação.
Ouça a rádio de Minas