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Zumpy agora oferece compartilhamento de rota fixa

Zumpy agora oferece compartilhamento de rota fixa
Segundo Andrade, o app conta com 180 usuários e atende a oito empresas; meta é chegar a 800 usuários e 100 empresas atendidas - Crédito: Divulgação

Lançado há quatro anos em Belo Horizonte como um aplicativo de carona solidária, o Zumpy foi reformulado e, agora, se posiciona como uma ferramenta de transporte compartilhado para rotas fixas. O serviço funciona com uma premissa parecida com outros aplicativos de transporte que têm a opção de dividir a corrida. A diferença é que, no Zumpy, o compartilhamento acontece somente em rotas fixas, por meio de agendamento. A meta da startup é faturar R$ 4 milhões em 2020.

A solução foi desenvolvida pela startup que tem o mesmo nome do app – Zumpy – sediada no BMG Up Tech. O CEO da Zumpy, André Andrade, explica que o negócio foi reformulado depois que os sócios entenderam que o modelo de carona não era o melhor caminho para “escalar” o negócio.

“Atendemos às diferentes demandas dos usuários, adicionando funcionalidades de segurança, de desconto em combustível, mas o modelo não “escalou”. Vimos outras empresas tentarem o mesmo formato, sem sucesso, então entendemos que é uma questão de cultura: o brasileiro ainda não tem interesse em carona solidária”, diz.

A nova aposta é em um app de transporte privado nos moldes dos já conhecidos no mercado como Uber, 99 e Cabify. Mas, a solução da Zumpy chega com um diferencial: as corridas são agendadas para rotas fixas. Ou seja, é uma solução para trajetos rotineiros e contínuos, como a ida ou a volta do trabalho ou da escola. O usuário pode optar por agendar e ir sozinho ou por compartilhar o trajeto com outras pessoas, que quase sempre serão as mesmas, tendo em vista que o trajeto é sempre igual.

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“Funciona assim: a pessoa cadastra uma rota e a ferramenta busca o motorista e os demais passageiros que fazem sentido para o caminho do usuário. Como são sempre as mesmas pessoas em uma mesma rota é mais confortável para o usuário, principalmente para aquele que tem medo de dividir o carro com pessoas desconhecidas. É quase como um escolar de adultos, mas muito melhor”, garante.

O CEO explica que o usuário precisa cadastrar só uma vez e o serviço é repetido diariamente no horário e local informados. Se o passageiro não quiser o transporte em algum dia, precisa pausar a rota com 24 horas de antecedência. O serviço é oferecido tanto para usuários finais, quanto para empresas que queiram oferecer o transporte como benefício para os funcionários.

“Hoje trabalhamos com oito empresas em Belo Horizonte que usam o Zumpy como ferramenta para a valorização de seus funcionários. Buscar o colaborador pode trazer muitas vantagens para as empresas. O funcionário chegará mais disposto, será pontual e se sentirá reconhecido”, afirma.

Segundo o CEO, as empresas informam as rotas que desejam subsidiar e pagam diretamente para a Zumpy. A startup, por sua vez, credita o valor na conta do usuário. De acordo com Andrade, atualmente, o app conta com 180 usuários e atende a oito empresas. A meta é chegar a 800 usuários e 100 empresas atendidas até início do ano que vem. Até o fim de 2020, a Zumpy espera faturar R$ 4 milhões.

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