O caminho para uma Gestão de Excelência

Raimundo Godoy *
Organizações são movidas por sonhos e ambições. Elas estão sempre visualizando o contexto presente e planejando como alcançar os resultados que desejam.
É por meio da elaboração e do alinhamento de metas que um negócio constrói um futuro competitivo. Tudo acontece por meio de um caminho sustentável para uma Gestão de Excelência.
Assim, os objetivos organizacionais devem ser bem firmados e internamente direcionados. Para isso, 8 passos são fundamentais: 1 – Ambição; 2 – Governança; 3 – Evidências; 4 – Produtividade; 5 – Qualidade Técnica; 6 – Disciplina; 7 – Retorno; 8 – Transparência.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Primeiramente, é preciso definir a Ambição da empresa para os próximos 3 a 5 anos. Onde ela quer chegar? O que é preciso fazer para alterar os resultados? A partir dessas respostas, são priorizadas as iniciativas estratégicas que sustentam a Ambição. É necessário ter foco, liberar energias e executar as estratégias corretas para o próximo exercício.
Definida a Ambição, a empresa precisa se organizar para alcançá-la, o que é possível com as práticas de Governança. Por meio delas, são definidas as responsabilidades de cada um no processo de elaboração e de implementação da estratégia.
O terceiro passo diz respeito à busca por Evidências que sustentam a Ambição. São as análises dos stakeholders, do mercado e da cadeia de valor da empresa, entre outras.
No quarto passo, Produtividade, definem-se os focos e as entregas dos trabalhos. Neste momento, nascem os projetos estruturais (quando houver baixa correlação entre as iniciativas estratégicas e os processos de negócio) e os Books de Metas (quando houver média ou alta correlação entre as iniciativas estratégicas e os processos de negócio).
De um lado, sugere-se que a empresa conduza de 5 a 8 projetos estruturais por ano, liderados pelos diretores. As metas são classificadas em 3 naturezas: de esforço próprio, de equipe e de influência, não devendo ultrapassar a quantidade de 8 metas por gestor, para que ele não perca o foco.
O quinto passo aborda a Qualidade Técnica. A pergunta a ser respondida nesta etapa é: nosso time é capaz? Aqui, são avaliados a maturidade de gestão da equipe e o seu conhecimento técnico. Os gaps são tratados a partir de uma matriz de capacitação.
O sexto passo traz a Disciplina. É quando se garante a implementação do que foi planejado. São os rituais formais de acompanhamento do que está sendo produzido ao longo do exercício, da avaliação dos resultados das metas e dos projetos e, também, dos status das ações planejadas por cada participante.
No sétimo passo, avaliamos o Retorno das iniciativas, identificando o impacto financeiro de cada uma delas e a sua contribuição para o alcance da Ambição.
No oitavo e último passo, a Transparência, garante-se o cumprimento de todas as regras de compliance da organização. São também definidos os aspectos de Comunicação da estratégia para todos os envolvidos.
Preparados para o caminho da Excelência?
*Professor do Instituto Aquila
Ouça a rádio de Minas