Opinião

A importância dos eventos para a economia

A importância dos eventos para a economia
Crédito: Reprodução/Superminas

Desde o começo do ano, num movimento que se acentuou ainda mais neste segundo semestre, tenho percorrido diversas cidades mineiras e brasileiras participando de eventos empresariais, sobretudo do setor supermercadista. Em cada um deles, uma constatação: a importância desse segmento para a economia nacional, regional e local.   Em cidades médias do interior de Minas Gerais, como nas em que realizamos dez eventos pelo estado neste ano, é possível perceber o quanto é grande o impacto positivo para esses municípios. Desde a movimentação dos serviços de transporte, a geração de empregos temporários até a ocupação hoteleira, os eventos geram um círculo virtuoso nas cidades onde é realizado e até nas proximidades. É muito frequente, por exemplo, nossa equipe de organização, mesmo tendo um “hotel oficial”, receber pedidos de indicação de local de hospedagem devido à rede hoteleira estar totalmente ocupada com a movimentação de eventos na cidade. 

Por outro lado, e talvez até o mais positivo para o desenvolvimento econômico e social, é a mensagem que esses eventos levam aos empresários e profissionais. Sempre digo que o participante normalmente leva aprendizado de volta porque são muitas as oportunidades de negócios, network e, principalmente, de conhecimento. Como características dos eventos ligados ao varejo supermercadista, os encontros realizados pela AMIS são divididos em feira, com expositores diversos, e auditório, com palestras e debates sobre o setor. Esse é um papel importantíssimo de levar, especialmente aos pequenos empresários, a oportunidade de acompanhar as tendências e mudanças do setor e colocar essas empresas a par de concorrer em conhecimento com as principais do segmento. Na área de feira, além das novidades em produtos, serviços e tecnologias, os eventos da AMIS abriram espaço, em 2016, e vem ampliando cada vez mais essa área, para pequenos negócios se relacionarem com as redes supermercadistas e se tornarem fornecedores do setor. Uma ação que, além de proporcionar essa oportunidade aos pequenos, tem relevante importância no fortalecimento da economia local e regional. 

Ao longo da minha vida, seja como empresário ou profissional de alguma forma vinculado ao segmento de eventos, e como executivo de Recursos Humanos; Marketing e Comercial, participei da elaboração e/ou criação de eventos de diversos portes e segmentos, desde esportivo, de RH, Miss Brasil, de Marketing aos de desenvolvimento do varejo de forma geral.  Por isso, retomando o título deste artigo, quero aqui destacar a importância dos eventos para a nossa economia. Em julho, por exemplo, estivemos em Uberlândia com a Superinter, que, se não for o maior, está entre os maiores do setor supermercadista realizados no interior brasileiro. Um evento que nos faz sentir o pulsar da economia da região, uma das mais prósperas do País. Neste ano, a AMIS realizou eventos em Caratinga, Divinópolis, Montes Claros, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Ipatinga, Uberlândia, Poços de Caldas e Juiz de Fora, numa verdadeira maratona que atende a todas as regiões do estado.  Somam-se a eles, os eventos sociais na Capital, o Troféu Gente Nossa etapas fornecedor e supermercadista, este último, juntamente com as comemorações do Dia Nacional do Supermercado. Eles são fontes de relacionamento, descontração, mas também de alinhamentos de estratégias comerciais. 

Falando de eventos, finalizo destacando a Superminas 2022, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. A Superminas tem crescido continuamente e se posiciona como a segunda maior convenção e feira do segmento em todo o País, um grande feito não do setor supermercadista, mas de toda a economia mineira.  Por falar do evento máximo, lembro aos empresários do varejo que não percam a oportunidade de aproveitar o potencial oferecido pela Copa do Mundo, o evento maior do futebol mundial. Prepare bem sua loja que os resultados positivos virão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas