A pontualidade é marca dos educados
Em um mundo corrido, com agendas complexas e muitos afazeres, cumprir horários, agendas e entregas está cada vez mais desafiador; não é verdade? Todavia, é importante lembrar que ser pontual não é diferencial, mas o mínimo que você pode demonstrar nas relações humanas. Como diria o provérbio inglês: “A pontualidade é a cortesia dos reis e obrigação dos educados”.
É importante que você saiba que a pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao seu desenvolvimento profissional, afinal, sinceramente, atuando como headhunter, ou o famoso “caça-talentos”, desconheço alguém que tenha construído uma relevante carreira profissional com a fama de estar sempre atrasado para seus compromissos ou nas entregas de seus afazeres.
Atrasar-se para uma reunião ou deixar de entregar trabalhos que já estavam acordados mostra o claro descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de incompetência. A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Logo, controlar o próprio tempo é uma responsabilidade entre tantas outras que permeiam nosso dia.
Ser pontual demonstra respeito com o outro. Em meio à rotina de cada um, com centenas de e-mails para ler na semana, mensagens no WhatsApp, reuniões presenciais e on-line, além das variadas tarefas, quem consegue controlar seus horários com rigor e estar na hora marcada em locais previamente estabelecidos agrega valor à sua imagem pessoal e profissional.
Já o atraso demonstra a imagem de uma pessoa atrapalhada, que tem dificuldades de cumprir o que promete. No campo profissional, quem se mostra incapaz de gerenciar o próprio tempo, em certos casos, poderá perder oportunidades de posições hierárquicas maiores. E vamos combinar: se perceber que vai atrasar para algo, sinalize imediatamente, afinal lidamos sempre com expectativas e nada pior do que pessoas que não cumprem o combinado.
A pontualidade demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo e, por consequência, a aptidão de gerenciar equipes e projetos. Sendo assim, lembre-se disso quando chegar atrasado a seu próximo compromisso.
Com a vida cada vez mais acelerada, em meio ao nosso conturbado dia, é preciso nos organizar para conseguir entregar todas as nossas demandas. E isso é válido não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal. E é provável que você vá concordar comigo, mas parece que a vida está passando cada vez mais rápido e, quando nos damos conta, os dias passaram, as semanas se foram e os meses vão andando no calendário.
Por isso, é importante que você conheça bem suas demandas, pois dessa forma você consegue se organizar e promover suas entregas. É preciso lembrar também que é interessante você separar o que é urgentíssimo, o que é importante e o que pode ser feito depois, uma vez que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. Se você não fizer essa gestão de forma assertiva, além de se embolar, poderá afetar sua qualidade de vida, uma vez que pensar demais nas suas demandas impacta, inclusive, o seu sono e o seu grau de ansiedade.
Não adote na sua rotina a cultura do “tudo para ontem”, do emergencial e do urgentíssimo de forma constante. Claro que há demandas que surgem de última hora e que precisamos atender, mas isso não pode ser frequente. E se você não souber quais são suas tarefas e o que precisa fazer para se organizar e promover suas entregas, corre o risco de comprometer sua imagem, o que pode afetar, inclusive, sua credibilidade.
Prazo está conectado a expectativas. Se há uma data, haverá alguém esperado pela tarefa cumprida e nada mais frustrante do que sermos pegos de surpresa e não termos o resultado na data pré-acordada. Acredito que você não goste quando alguém chega atrasado a um compromisso, por exemplo. Da mesma forma, ninguém gosta.
Vale lembrar que cumprir prazos antes de qualquer coisa é cumprir com a sua palavra. E que jogue a primeira pedra quem nunca se atrasou. Por isso, se perceber que não vai chegar a um compromisso ou entregar um trabalho no prazo combinado, sinalize imediatamente, pois, assim, consegue calibrar as expectativas. Por outro lado, é importante saber que não se pode viver nas justificativas quanto aos atrasos, mas sim se organizar para sempre estar em dia com os afazeres. É exatamente assim que profissionais de sucesso fazem: em meio às intensas demandas e esferas da vida, se organizam e consequentemente conseguem fazer não apenas aquilo que é necessário, mas também aquilo que eles desejam e lhes dá prazer, afinal, sabemos que a vida não se resume apenas a trabalhar e pagar contas, não é verdade?
Ouça a rádio de Minas