Opinião

Ainda existe esperança no fim do túnel?

Ainda existe esperança no fim do túnel?
Crédito: Pedro Revillion/Palácio Piratini

O Brasil vem passando por uma grave crise econômica, acrescida no último ano devido à pandemia do novo coronavírus. Desemprego, inflação e incerteza tomaram conta da atual realidade do País. 

Mas este ano, tudo leva a crer que surgiu uma esperança, as commodities. Com a alta de seus preços aliada à taxa de câmbio desvalorizada e à expansão do comércio mundial, observa-se um aumento das exportações líquidas, que pode auxiliar a recuperação econômica do Brasil.

É importante ressaltar que a alta da commodities não será eterna. Ela pode permanecer fortalecida por 12 ou 18 meses, mas não por vários anos. Logo, o atual cenário global é positivo para o real. Recentemente, a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) foi para 4%.

Relembrando um pouco da história, a “Crise de 1929” acertou em cheio a economia do Brasil, ainda pouco desenvolvida e muito dependente de um único produto: o café. Como os Estados Unidos eram os maiores compradores desse produto brasileiro, as exportações diminuíram drasticamente, junto com os preços da commodities. Em 1931, depois da Revolução de 30 e já sob o governo de Getúlio Vargas, o Brasil unificou o câmbio e passou a controlar as importações. O ano marcou o recuo de 3,3% do PIB do País.

De volta aos dias atuais, outro ponto importante de destacar foi uma queda menos intensa da economia durante a segunda onda da pandemia, devido à reabertura mais rápida do comércio. De acordo com a XP Investimentos, a nova projeção é de 4,1%. Já para o Bradesco Asset Management (Bram), de 4,3%; e para a ASA Investimentos, de 4,5%.

Mais um ponto decisivo para o País: é que no primeiro trimestre deste ano tivemos uma geração recorde de empregos. Foram 841 mil postos de trabalho nos 3 primeiros meses do ano, o segundo maior número desde o início da série.

Portanto, é visível observar uma melhora econômica no Brasil, mesmo que aos poucos. O que é positivo diante do atual momento incerto que o mundo vive devido à pandemia da Covid-19. Agora, é torcer e aguardar pelos próximos capítulos!

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas