Opinião

Apurações informatizadas

Epiphânio Camillo*

As apurações de votos das recentes eleições representaram mais que um grande avanço tecnológico: é a garantia de transparência e segurança na captação da vontade do eleitor.
Os Sistemas de Informação que foram disponibilizados pelos Tribunais Eleitorais demonstraram o crescimento da competência com que esses Tribunais vêm conduzindo os processos eleitorais em nosso País.

Se considerarmos o contingente de cidadãos que foram às urnas, um certo grau de complexidade oriundo das duas cédulas e duas cabines, e o número das escolhas possíveis, podemos afirmar que os problemas ocorridos estão dentro da margem esperada.

Não obstante as dificuldades que ainda persistem e resistem à introdução de novos mecanismos para validar e fazer valer a vontade do eleitor, saudamos o progresso ocorrido desde a apuração eleitoral anterior.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda é necessário avançar muito no sentido de utilizar com maior intensidade os mecanismos proporcionados pelas Telecomunicações e pela Informática, reduzindo ou mesmo eliminando os procedimentos intermediários de digitação que sobrecarregam os Tribunais e permitem a ocorrência de falhas na contagem dos votos.

Os partidos e institutos de pesquisa também evoluíram muito e têm tido, com suas apurações paralelas, papel muito importante na fiscalização e, certamente, muita contribuição e sugestões a oferecer aos Tribunais para o aperfeiçoamento de sistemas que venham garantir maior segurança, rapidez e qualidade na prestação desses serviços à população votante. A melhoria desses procedimentos interessa a todos.

Nós da Sucesu-MG estamos convencidos que essa formidável massa de usuários – os eleitores – terá já nos próximos pleitos a maior utilização dessas tecnologias como fator importante para assegurar que nossas vontades sejam explicitadas e ouvidas de modo seguro e transparente.

* Presidente do Conselho Diretor da Sucessu-MG (texto publicado no Jornal da Sucesu-MG, Revista Banco Hoje – Outubro/1994)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas