Artigo

40 anos do BH Airport: jornada de conectividade e desenvolvimento

Se é verdade que aniversários nos fazem pensar sobre o que passou, também é certo que eles nos instigam a olhar para frente
40 anos do BH Airport: jornada de conectividade e desenvolvimento
Crédito: Divulgação / BH Airport

Os aniversários têm uma peculiaridade especial: frequentemente nos deixam mais reflexivos, nos levando a olhar para trás e analisar o que passou. No dia 28 de março, o BH Airport completa 40 anos e a ocasião nos faz um convite à reflexão sobre o impacto desse importante equipamento na economia mineira.

São quatro décadas de conectividade de Minas Gerais com o mundo. Com localização estratégica a uma hora e meia de voo dos principais centros econômicos do País, o BH Airport se consolidou como um portal do desenvolvimento do Estado, fazendo pontes entre pessoas e lugares, encurtando distâncias e conectando destinos.

Entre as principais contribuições do terminal para a economia está o fomento ao turismo e toda a sua cadeia. Para se ter ideia da relevância desse papel, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) fez um levantamento em 2023 e apontou que a aviação comercial brasileira e o seu impacto na atividade turística contribuíram com R$ 78 bilhões para o Produto Interno Bruto do Brasil. Nesse contexto, o BH Airport desempenha um papel crucial na expansão de rotas, tendo ampliado em 30% o número de destinos em 2023, fortalecendo as conexões de Minas Gerais com cerca de 70 destinos dentro e fora do País.

Também impulsionamos a economia por meio da atração de empresas para o sítio aeroportuário com o modelo de condomínio industrial. Vale lembrar que somos o único aeroporto do País a oferecer operações multimodais para cargas e, em 2023, movimentamos 28 mil toneladas em carga, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2022.

Só em Ciências da Vida, importamos em torno de R$ 500 milhões por ano de cargas como vacinas, insumos e medicamentos. E temos orgulho de dizer que mais de 22 milhões de doses de vacinas da Covid-19 foram transportadas a partir da nossa logística, assim como 60% dos testes de Covid do Brasil.

Quando olhamos para os últimos 40 anos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e, em especial para a última década, quando ele se transformou no BH Airport, também enxergamos um terminal que não parou de se modernizar, tanto na melhoria de infraestrutura como na ampliação do mix comercial.

Hoje, o aeroporto conta com mais de 130 lojas e gera cerca de 6 mil empregos. Além disso, a construção do terminal 2 ampliou a capacidade do terminal para 32 milhões de passageiros por ano, o que equivale a mais de 10 vezes a população de Belo Horizonte.

Se é verdade que aniversários nos fazem pensar sobre o que passou, também é certo que eles nos instigam a olhar para frente. No BH Airport, o futuro é um compromisso diário e por isso cuidamos do nosso legado ambiental, sendo reconhecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o como o aeroporto mais sustentável do Brasil, além do primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation.

Acreditamos que ainda há muito por vir e estamos preparados para novas décadas com ainda mais conectividade e desenvolvimento, reforçando o papel do BH Airport como um vetor de progresso para Minas Gerais e o Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas