Artigo

Ano novo, nova mente

Entidades como a Sucesu atuam para minimizar as dificuldades dos ajustes
Ano novo, nova mente
Foto: Freepik

O principal papel reservado às Associações de Classe é o de promover constante busca de convergências, aglutinando competências e experiências no sentido de fortalecer, provocando, o espírito inato potencialmente empreendedor encontrado em todos nós. Ter como objetivo fazer dos pontos de aproximação argumento político adequado e suficientemente alinhado para transformar em realizações concretas as aspirações por um mundo melhor e mais justo, onde as oportunidades de trabalho e de sucesso estejam abertas a todos, sem discriminações de qualquer natureza.

No contexto atual, em que somos frequentemente surpreendidos por mudanças súbitas nas relações de negócios, alterações políticas, quebras de barreiras ideológicas, mudanças de conceitos e comportamentos, é necessário refletir sobre esses valores e acontecimentos, entendê-los e a eles ajustar concepções e adequá-las para nossas realidades específicas.

É nesse ponto que entidades como a Sucesu têm papel relevante para minimizar as dificuldades dos ajustes que são necessários nesse contínuo movimento de adaptações. Ao criar – e até mesmo provocar – condições para ampliar o diálogo e discussões sobre esses temas com toda a sociedade, seja por meio de seminários, palestras, grupos de interesse ou feiras temáticas, a Sucesu canaliza as vontades percebidas para construir blocos significativos de forças que legitimam suas propostas de transformações.

Os sucessivos aperfeiçoamentos das tecnologias conexas à Informática, e às Telecomunicações, têm permitido que a informação seja um bem – acessível – à disposição de número cada vez maior de pessoas, fazendo com que as técnicas mais sofisticadas e modernas deixem de ser monopólio de alguns e passem a servir a muitos. Cabe-nos, principalmente a nós, profissionais que atuamos com essas tecnologias há mais tempo, e que, por isso, de certa forma, durante muitos anos fomos mais privilegiados na antecipação de conhecer as facilidades delas derivadas, dar boas-vindas aos recém-chegados e acenar com incentivos para os que ainda se encontram titubeantes em acolher novos métodos de trabalho, e a todos eles facilitar a entrada às “portas e janelas” que de alguma maneira também ajudamos a construir.

Os cenários para 2001 são bem mais estimulantes do que os de anos anteriores. Com economia estável, Democracia consolidada, e informações ao alcance da população, certamente poderemos continuar a gerar mais oportunidades de negócios, facilitar as conquistas de realizações pessoais, contribuindo para vencer os desafios de reduzir o desemprego e as grandes diferenças sociais que ainda existem em nosso país. A Sucesu certamente continuará trabalhando para estabelecer e consolidar novas e produtivas parcerias nessa direção.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas