Veja como está o avanço da descarbonização da economia

Com as consequências das mudanças climáticas que já estão ocorrendo no Brasil, a descarbonização da economia é um tema que gera uma ampla oportunidade para as organizações, instituições e stakeholders criarem ações e soluções integradas para minimizar os impactos ambientais.
O programa Nova Indústria Brasil, do governo federal, prevê entre os investimentos e metas prioritárias a bioeconomia, a descarbonização e a transição energética nos próximos anos. Outros pontos de destaque são as soluções tecnológicas para contribuir com a produtividade e a preocupação com a infraestrutura, saneamento e mobilidade sustentáveis.
Estas metas geram o compromisso socioeconômico em reduzir emissões de carbono na atmosfera, mas também oportunidades para a inovação disruptiva, tanto na esfera pública como no setor privado, pois a união é uma possibilidade de evidenciar o nosso País. No Brasil, temos a vantagem da matriz elétrica se destacar pelas suas fontes renováveis, que representam 83% do total da energia produzida por aqui, segundo dados do Ministério de Minas e Energia.
Neste percurso, o setor de inovação terá a oportunidade de implementar projetos que poderão protagonizar a sustentabilidade, adotar tecnologias inteligentes e melhorar a qualidade de vida da população, em temas importantes, como a mobilidade sustentável.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O problema da emissão de gases poluentes na atmosfera agrava ainda mais as grandes cidades, como São Paulo, pela quantidade de carros nas ruas. Quando investimos em transporte coletivo, estamos impactando diretamente este cenário. Para se ter uma ideia, um ônibus em circulação representa, em média, 30 carros a menos na cidade.
Apesar de ainda enfrentarmos diversos desafios, principalmente em termos de infraestrutura e investimentos, já existem inúmeras iniciativas para avançar na descarbonização da economia no Brasil. Uma das oportunidades que vem ganhando espaço nos últimos anos é a utilização de ônibus fretados oferecidos pelas empresas para seus colaboradores.
Este serviço tem como propósito impulsionar a mobilidade sustentável e ser um grande aliado das empresas para reduzir não só os custos com a mobilidade dos colaboradores, mas também reduzir os impactos ambientais, contribuindo para ações de sustentabilidade e alinhamento à agenda ESG. Cada empresa consegue reduzir mais de 23 mil toneladas de CO² emitidos por ano com a adoção desta prática corporativa.
A mobilidade sustentável é uma tendência para substituir o transporte na atualidade e gera novas possibilidades ao mercado brasileiro, de forma exponencial. No setor de transporte fretado, já estamos presenciando o crescimento da utilização de veículos elétricos no Brasil e, como resultado, teremos menos gases poluentes na atmosfera e menos ruídos. Os avanços serão ainda melhores, quando esta eletrificação chegar de forma mais acelerada aos ônibus municipais.
Então, quando pensamos em descarbonização da economia e oportunidades para avançar em projetos de sustentabilidade, estamos criando uma transformação e um legado para a sociedade em todos os setores, desde as operações econômicas à qualidade de vida da população.
Certamente, as novas oportunidades e metas que o Brasil quer estimular trazem o desafio de pensar em ações e negócios com soluções que contribuam para o crescimento efetivo desta experiência de transição energética.
Ouça a rádio de Minas