Artigo

BDMG adota plataforma de Inteligência Artificial inspirada no ChatGPT

Plataforma de Inteligência Artificial lançada pelo BDMG é restrita para uso interno e que foi adaptada a partir do ChatGPT original
BDMG adota plataforma de Inteligência Artificial inspirada no ChatGPT
Crédito: Reprodução Freepik

A Inteligência Artificial (IA) e suas múltiplas possibilidades são uma realidade nas empresas que buscam aprimorar processos e melhorar a produtividade. Uma das mais recentes e populares ferramentas nesse sentido é o ChatGPT, baseado no motor de inteligência da OpenAI. Em janeiro, a ferramenta alcançou 123 milhões de acessos em um único mês no País, o que conferiu ao Brasil o quarto lugar no ranking de nações que mais usam a IA.
Mesmo gigante, para algumas empresas a novidade inspira desconfiança. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no entanto, enxergou como uma oportunidade de mais avanços.

O Banco acaba de lançar o ChatBDMG, uma plataforma de Inteligência Artificial restrita para uso interno e que foi adaptada a partir do ChatGPT original. Ela inova ao oferecer uma base de conteúdo privada do banco, com proteção e segurança de dados, permitindo que sejam desenvolvidos novos conteúdos a partir do histórico e da realidade da instituição. Uma estratégia desenvolvida pela área de Tecnologia do Banco junto à Microsoft e que garante resultados de busca personalizados, maior controle e proteção das informações.

Nossa equipe de TI testou as possibilidades de aplicação da IA por meio de provas de conceito, o que comprovou que a solução era viável. Foram analisados centenas de documentos com mais de 200 testes realizados durante os seis meses de desenvolvimento da plataforma.

Disponibilizado em maio, o ChatBDMG foi rapidamente incorporado pelos colaboradores do banco. Nos primeiros dez dias de uso foram realizadas mais de 2,5 mil perguntas sobre produtos do BDMG, programação de sistemas, marketing, etc.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O investimento na IA permite ao BDMG otimizar a rotina dos colaboradores para que se dediquem ao princípio norteador do banco: oferecer crédito de forma a contribuir com o desenvolvimento regional, apoiar empresas de todos os portes e municípios de todas as regiões, além de garantir melhor qualidade de vida aos mineiros, com mais emprego e renda.

À medida que os nossos colaboradores economizam tempo com a elaboração de relatórios, traduções e documentos diversos, eles se dedicam mais às tarefas estratégicas que dependem da experiência de cada um deles. Além disso, com a criação do ChatBDMG, o banco segue uma diretriz do governo de Minas, que é orientado pela eficiência e produtividade.

O ChatBDMG é uma nova jornada que iniciamos com ética, segurança e responsabilidade. No mercado, significa mais um diferencial competitivo que posiciona o BDMG na vanguarda da inovação. Tudo isso mantendo o padrão de atendimento aos parceiros e clientes e, ao mesmo tempo, aumentando entregas à sociedade.

Segundo pesquisa da consultora Gartner com líderes globais, 68% das organizações financeiras usam ou planejam usar IA, o que reforça como ela já deixou ser der uma tendência e se consolida como exigência para quem quer se destacar no mercado.

No BDMG, essa é uma bússola que nos orienta para aumentar a produtividade e o volume de financiamentos que, na prática, contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável em Minas Gerais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas