BDMG e o impulso aos pequenos negócios em Minas
Os pequenos negócios são a alma da economia de qualquer cidade. Principais responsáveis pela geração de empregos em Minas Gerais, eles representam 99% do total de empresas formais do Estado, de acordo como Sebrae Minas. Ou seja, são gigantes.
Não por acaso, nós, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, dedicamos todos os esforços para fortalecer esse segmento, garantindo aos pequenos empreendedores o acesso a um crédito barato e sem burocracia. Ao longo de 2025, intensificamos essa parceria com estratégias diversas: criamos produtos, reduzimos taxas e oferecemos prazos alongados para esse público.
As iniciativas deram resultado para o banco e, principalmente, para os mineiros, que puderam investir nos seus negócios. Com recurso em mãos, é possível faturar mais, reformar a loja, ampliar o estoque, contratar funcionários e até trocar uma dívida mais cara por outra mais barata.
São transformações possíveis porque, como uma instituição que visa o desenvolvimento, oferecemos condições diferenciadas em relação aos bancos comerciais. Desde janeiro até o início de dezembro, o BDMG liberou mais de R$ 400 milhões em financiamentos para cerca de 5 mil micro e pequenos empreendedores de todo o Estado.
O lançamento da nova linha de crédito Procred 360 foi uma das estratégias que marcou 2025. Adotamos condições diferenciadas para os microempresários, com faturamento de até R$ 360 mil ao ano. Dessa forma, o BDMG os apoia em toda a jornada, dos primeiros anos do negócio, passando pelo crescimento da empresa até o desenvolvimento de produtos e serviços.
Outra ação foi a recente retomada da linha Fungetur, focada nos negócios do Turismo mineiro, como bares e pousadas. Esse produto é bastante procurado porque tem uma taxa de juros muito baixa e está disponível para incrementar os negócios e lucrar mais na alta temporada e é ainda mais relevante com o período de férias.
Ainda como objetivo de impulsionar os pequenos empresários, fechamos parceria inédita com o Sistema Fecomércio-MG ao criarmos oportunidades exclusivas para os vinculados à entidade, que reúne mais de 740 mil empresas em todo o Estado.
Por fim, compartilho nosso compromisso de estimular o empreendedorismo feminino. Durante todo o ano, o BDMG oferece crédito exclusivo para as mineiras que comandam negócios do Estado. Uma prática que já fez toda a diferença para cerca de mil micro e pequenas empresárias.
Contribuir para que os pequenos negócios de Minas prosperem cada vez mais é uma missão que o BDMG recebeu do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões. Uma tarefa que cumprimos a rigor e com motivação.
Reconhecer e valorizar a importância desses empreendedores é um exercício de toda sociedade. Para o BDMG, será sempre estimulante pensar em novas soluções para promover o desenvolvimento.
Ouça a rádio de Minas