BDMG Verde: sustentabilidade estratégica para Minas Gerais

Sustentabilidade não é mais um valor acessório. É, cada vez mais, uma exigência do presente e uma condição de futuro, seja do ponto de vista do mercado ou do consumidor. No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais esse entendimento é uma premissa. As questões ambientais, sociais e de governança (ESG) estão prioritariamente no centro da nossa estratégia institucional.
Na vanguarda quando o assunto é economia verde, o BDMG dá mais um passo nessa pauta ao anunciarmos a criação da linha de crédito BDMG Verde: uma solução financeira robusta com potencial para promover grandes avanços no setor produtivo mineiro.
O Banco passa a financiar iniciativas inéditas na nossa carteira de produtos: controle de poluição, energia renovável como hidrogênio verde, usinas de biometano, tratamento e redução de resíduos industriais, transporte limpo, entre dezenas de outros itens.
O objetivo é promover projetos que aliam economia pujante com responsabilidade ambiental e social, nos mais diversos setores e não apenas naqueles que têm a sustentabilidade como atividade-fim. A condição é diferenciada: taxas a partir de 1,9% ao ano + Selic, além de até 144 meses para pagar, incluindo até 24 meses de carência.
O BDMG Verde quer incentivar médias e grandes empresas a incorporarem produtos e processos de baixa emissão de carbono, que reduzam impactos ambientais e que sejam ancorados na sustentabilidade. O Banco já é reconhecido, inclusive internacionalmente com premiações, pelo seu compromisso em priorizar o financiamento de projetos dentro da economia verde. Somos um dos poucos do País com portfólio próprio de linhas de crédito para essa temática.
Cito ainda as linhas de crédito do Programa LabAgroMinas, pioneiro no País na busca do apoio à agricultura regenerativa em nosso Estado, combinando, além de financiamento, capacitação técnica a produtores rurais para a transição do modelo tradicional para o sustentável.
Internamente, também fazemos o dever de casa com coerência. Nos orgulhamos de receber por nove vezes consecutivas o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que reconhece a transparência e qualidade das companhias na medição das emissões de gases de efeito estufa. Para compensar nossas emissões, realizamos um programa de plantio de árvores anualmente.
É no equilíbrio entre crescimento econômico e compromisso ambiental que o BDMG atua como uma ponte entre o financiamento responsável e os objetivos de longo prazo da sociedade mineira.
Um trabalho diário e desafiador que realizamos com total respaldo e apoio do governador Romeu Zema e do vice Mateus Simões, que apontam caminhos de prosperidade e vanguarda para os mineiros.
O BDMG Verde não é apenas uma nova linha de crédito, mas a reafirmação de um propósito: transformar iniciativas em realidade para fazer a diferença no desenvolvimento de Minas Gerais, agora e para as futuras gerações.
Ouça a rádio de Minas