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Busca por alimentação saudável está em alta

Movimento por uma alimentação mais consciente também tem se refletido em preocupações ambientais e éticas
Busca por alimentação saudável está em alta
Crédito: Adobe Stock

A preocupação com a alimentação saudável nunca esteve tão em evidência quanto agora. Impulsionadas por um acesso mais amplo à informação e pela crescente conscientização sobre os impactos da alimentação na saúde, as novas gerações estão reformulando hábitos alimentares e exigindo opções mais nutritivas, sustentáveis e transparentes. Nesse contexto, torna-se cada vez mais relevante refletir sobre o que comemos e como as escolhas alimentares impactam diretamente a nossa qualidade de vida.

Pesquisas apontam que os jovens das gerações Y (millennials) e Z estão entre os maiores consumidores de alimentos naturais e livres de aditivos artificiais. Segundo um estudo da FMCG Gurus, 72% dos consumidores da Geração Z buscam alimentos que promovam benefícios à saúde, enquanto um levantamento da Nielsen mostra que 41% dos millennials estão dispostos a pagar mais por produtos com ingredientes naturais e sem conservantes.

Essa tendência tem incentivado mudanças não apenas na indústria alimentícia, mas também no modo como a população se informa e se educa sobre nutrição. A busca por acompanhamento especializado também cresceu. Plataformas voltadas para a capacitação de nutricionistas, como o Espaço da Nutri da Verde Campo, empresa pioneira em inovação no mercado de laticínios saudáveis, com produtos feitos com ingredientes de origem natural, que já conta com mais de 27 mil profissionais cadastrados, demonstram o interesse crescente em técnicas e dicas para a construção de alternativas que auxiliam na construção de um plano alimentar mais equilibrado.

O movimento por uma alimentação mais consciente também reflete preocupações ambientais e éticas. A redução do consumo de produtos maléficos para a saúde e a valorização de produções locais e sustentáveis são aspectos cada vez mais presentes na escolha dos consumidores. De acordo com a consultoria Kantar, 62% dos brasileiros estão atentos ao impacto ambiental dos produtos que consomem, optando por marcas que adotam práticas sustentáveis.

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Diante desse cenário, o papel das empresas e profissionais da área de saúde torna-se ainda mais relevante. Não basta apenas oferecer aos consumidores no mercado opções de produtos mais saudáveis; é essencial investir em educação alimentar e ampliar o acesso a informações confiáveis, promovendo mudanças de longo prazo nos hábitos da população.

Se a nova geração está moldando o futuro da alimentação, cabe a todos os setores da sociedade, da indústria às políticas públicas, acompanhar essa evolução e garantir que escolhas saudáveis sejam acessíveis a todos. O Dia Nacional da Saúde e Nutrição é uma oportunidade não apenas para refletir sobre esses avanços, mas também para impulsionar a transformação de hábitos e garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.

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