Capacitação é o alicerce da competitividade no mercado

Hoje, a rápida evolução das tecnologias e o dinamismo do mercado globalizado impõem a necessidade de atualização contínua dentro das empresas, e os números falam por si só. O Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho 2025 do LinkedIn aponta que 49% dos líderes se mostram preocupados com a falta de habilidades essenciais para a execução das estratégias da empresa. Esse dado evidencia que quase metade das organizações já sente os impactos de uma crise de competências. Em meio a essa realidade, investir em capacitação e atualização é uma estratégia indispensável para garantir que os colaboradores estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado.
Apenas 36% das organizações podem ser classificadas como “campeãs de desenvolvimento de carreira” – empresas com programas robustos na área. E quem faz parte desse grupo mostra resultados expressivos: as empresas são 42% mais propensas a liderar na adoção de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial Generativa (GAI). Esse exemplo ilustra como o investimento consistente em capacitação posiciona as organizações à frente da concorrência em termos de inovação.
O relatório apresenta outro dado interessante: 84% dos funcionários afirmam que o aprendizado adiciona propósito ao seu trabalho. O documento destaca que o desenvolvimento de carreira floresce quando os colaboradores são inspirados a construir um futuro melhor para si, e que o resultado é uma força de trabalho motivada e uma organização pronta para se adaptar e prosperar hoje e amanhã.
Os benefícios do investimento em educação corporativa são evidentes, mas as lideranças ainda encontram dificuldades para a sua implementação. Aproximadamente 50% dos gestores afirmam que falta suporte adequado para impulsionar o desenvolvimento de suas equipes, enquanto 45% dos colaboradores sentem que não recebem o apoio necessário. Além disso, apenas 15% dos funcionários relataram que seus gestores os ajudaram a construir um plano de carreira nos últimos seis meses – um número que caiu 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Por outro lado, 88% das empresas estão preocupadas com a retenção de colaboradores. Essa realidade ressalta a necessidade das empresas de repensar e redesenhar as estratégias de gestão, fornecendo oportunidades de aprendizado como uma ótima estratégia de retenção.
Sobre a matter&Co. – Fundada pelo empresário Roque Almeida, a matter&Co é o primeiro ecossistema de inteligência de negócios da América Latina. O ecosistema é formado por empresas de expertises complementares: a Smart, consultoria em estratégia e gestão de negócios, a Umanse, desenvolvimento e conexão profissional, a T4 Health, inteligência de mercado com ciência de dados, a Calebe_, branding e marketing digital, beePo, empresa de BPO Financeiro, e a Webli.cx, startup de gestão da Experiência do Cliente. A matter&Co. tem mais de 1,7 mil projetos realizados em âmbitos nacional e internacional (Brasil, Portugal, Inglaterra, Polônia, EUA, México, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai e Moçambique) e entre seus clientes estão organizações do porte de Siemens, Fiat, Ambev, Petrobras, Beckman Coulter, Natura, Unimed, Materdei, Pfizer, Fiocruz, Instituto Ayrton Senna e FGV.
Ouça a rádio de Minas