Como se tornar o líder que todos querem ouvir

Você já pensou por que quando Barack Obama falava às multidões, inspirava nelas a mudança? Fazia com que acreditassem que criar um novo país seria possível? Impossível não se lembrar de seu slogan que ficou celebrizado: “Yes, we can!”
Quando Steve Jobs fazia suas apresentações de novos produtos da Apple, enormes filas de consumidores se formavam nas lojas da empresa em todo o mundo para comprar os novos equipamentos e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial quando Winston Churchill discursava, os ingleses exclamavam: “Vamos a luta!”
Talvez você que hoje é uma liderança empresarial ou cívica não esteja conseguindo motivar e inspirar sua equipe. Talvez você já tenha perdido oportunidades profissionais por não saber falar bem em público. Uma pergunta que sempre me intrigou é porque há pessoas que lideram outras e a partir de suas falas levam as pessoas a executar ações como mandar o homem a Lua, construir Brasília ou tomar atitudes execráveis como perseguir o povo judeu.
Matt Kinsey, ex-presidente do Toastmasters International afirma que “há muito espelhamento entre comunicação e desenvolvimento da liderança. Os líderes mais eficazes são comunicadores eficazes. Comunicação e liderança são realmente dois lados da mesma moeda.”
Em meu desenvolvimento profissional, fui buscar uma forma definitiva de aprender a desenvolver minha liderança e inspirar pessoas. No período em que estudei na UCLA em meu mestrado tive contato com o Toastmasters. O Toastmasters é uma organização voluntária norte-americana fundada em 1924 que tem por objetivo permitir a prática da oratória e liderança de seus membros. No Brasil, está presente desde 2007. Fui diretor geral da organização no país entre 2022 e 2023.
No Toastmasters temos rotineiramente contato com inúmeras pessoas que querem desenvolver-se como oradoras e lideranças. Por mais de uma vez conversando com os membros já ouvi pessoas dizerem: “Quando me pedem que me levante e fale, sinto-me tão constrangido e tão aterrorizado que não consigo pensar com clareza, não consigo me concentrar, não consigo me lembrar do que pretendia dizer.
Quero adquirir autoconfiança, firmeza e capacidade de pensar nessa hora. Quero organizar meus pensamentos de uma forma lógica e quero ser capaz de falar de modo claro e convincente perante minha equipe e minha chefia.”
Mas qual é a causa disso? Muitos líderes são promovidos a essa posição por terem se destacado em suas funções anteriores que normalmente eram técnicas e nas quais eles não tinham que falar com o grande público e muito menos inspirar um grupo de pessoas que seriam lideradas por ele.
Estudo de 2015 do jornal britânico Sunday Times indica que o “receio de falar em público” é o maior medo de 41% dos entrevistados (foram ouvidas 3 mil pessoas no Reino Unido), ficando à frente do temor de conviver com problemas financeiros (22%) e medo de doenças e da morte (19%).
Em meu recente livro “Seja o líder que todos querem ouvir” apresento uma solução para esse problema. Propus o Método 3E em três atos assim como a metáfora do teatro para que você busque a fluência em sua comunicação como líder.
Ato 1 – Estruture sua mensagem em torno de uma história para tocar sua audiência, conectar-se com ela e inspirá-la para a ação.
Ato 2 – Elabore sua história, encantando audiência com todo o seu conteúdo e detalhando os passos de sua visão ou solução para um problema.
Ato 3 – Entregue seu conteúdo. Esse é o ponto em que você se prepara e entrega sua mensagem de forma a inspirar sua audiência.
Você não precisa de sorte para ser uma liderança persuasiva e inspiradora. Você só precisa de exemplos, técnicas, paixão e prática. Você também precisa de coragem para seguir a sua paixão, articular suas ideias com simplicidade e mostrar ao mundo o que faz seu coração bater mais forte.
Qual é seu sonho como líder? O mundo é dividido entre aqueles que lideram suas vidas através de seus sonhos e aqueles que se tornam partes dos sonhos de alguém. Em que grupo você quer estar?
Ouça a rádio de Minas