Conheça o caminho para o turismo sustentável no Brasil

Tendência mundial, o Turismo Sustentável é hoje, no Brasil, uma área em ascensão e uma prioridade crescente para governos, comunidades locais e empresas do setor. A diversidade de ecossistemas do País desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um turismo responsável, alinhado ao bem-estar e à visão de futuro das comunidades.
Uma iniciativa importante é o turismo de base comunitária, que envolve as comunidades locais no planejamento, desenvolvimento e gestão do setor em suas áreas. Isso contribui para a distribuição equitativa dos benefícios do turismo e para a minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades.
O Brasil tem se destacado como um destino para o turismo de aventura e ecoturismo, segmento responsável por uma em cada quatro viagens a lazer realizadas no País em 2021, de acordo com o mais recente Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro, do Ministério do Turismo e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Atentos a esse potencial, empresas e operadores turísticos vêm adotando práticas sustentáveis, como a redução do uso de plástico, o apoio à conservação da natureza e a educação dos visitantes quanto à importância da preservação ambiental.
O Turismo Sustentável valoriza ainda a preservação da diversidade cultural, incluindo tradições indígenas, afro-brasileiras e de outras populações nativas. A educação ambiental e a conscientização dos turistas e das comunidades também são fundamentais neste processo, por meio de campanhas de sensibilização e programas educacionais.
Em Brumadinho, o Programa de Fomento do Turismo Sustentável foi desenhado pela Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra, para diversificar a economia do município, gerar emprego e renda e diminuir a dependência da mineração. A iniciativa surgiu a partir do diálogo com órgãos públicos, empreendedores locais e representantes do trade turístico. Desde 2019, o programa vem contribuindo para estruturação do setor e ampliação da oferta de serviços na cidade.
Uma conquista importante foi o lançamento, em julho de 2022, do catálogo Céu de Montanhas, publicação inédita que reúne cerca de 40 experiências turísticas disponíveis em Brumadinho. A coletânea é resultado de um extenso trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária no município, pensada para diversificar a oferta da região, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer o turismo para a economia local. Com isso, os saberes que, antes ficaram restritos aos quintais, se abrem como atrativos turísticos únicos e alternativas de renda.
Outra frente importante do projeto, o Collab, possibilitou ampliar o acesso de empreendedores locais a financiamentos, apoiando assim a elaboração de 45 projetos, resultando em quase R$ 300 mil captados. Além disso, 29 planos de negócios e 39 tarifários de produtos e serviços foram desenvolvidos. Recentemente, 16 empreendedores selecionados em um edital de Microcrédito lançado pelo programa receberam, juntos, quase R$ 250 mil.
Apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem superados no desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil, como a gestão adequada dos resíduos, o manejo sustentável dos recursos naturais e a inclusão das comunidades locais nas decisões relacionadas ao turismo. Certificações e selos de sustentabilidade, como o Programa de Certificação de Turismo Sustentável (PCTS) e o selo “Turismo Responsável”, têm sido cada vez mais relevantes para identificar empresas e destinos comprometidos com essas práticas. O potencial dos atrativos naturais do País exige um olhar sustentável tanto na utilização do patrimônio natural e cultural quanto na formação de uma consciência ambientalista.
Ouça a rádio de Minas