Dados e informações são essenciais para inovar no agronegócio

Gerar a inovação tecnológica nos “Centros de Inteligência” é estratégica nos processos de mudanças ligados às culturas e criações e boas práticas sustentáveis nos cenários rurais e exige acessar um universo considerável de dados e informações e decifrando-os à tomada de decisão no agronegócio, que se fundamenta no conceito formulado pelos pesquisadores John Davis e Ray Goldberg(Harvard-EUA-1957).
E abrange os processos produtivos do campo à mesa do consumidor, portanto, transita através de sistemas integrados, sinérgicos, que somam mercados, pesquisas, variáveis econômicas, sociais, e ligadas também aos recursos naturais!
Por definição, o termo agronegócio – sem polemizar e não descartar as respectivas singularidades socioeconômicas que definem os produtores familiares, médios e grandes empresários – ainda gera controvérsias, o que é natural, entretanto, inovar presume sucesso e lucratividade nas atividades rurais!
Por outro lado, continua indispensável e relevante agregar novas tecnologias e valores às matérias-primas agropecuárias em níveis de estabelecimentos familiares e médios produtores rurais e ampliar os processos de comercialização, visibilidades comerciais através logísticas e eventos, sejam eles quais forem, atrair os consumidores, adotar normas de qualidade e consolidar os padrões de qualidade e os certificados de origem! Porém, continua sendo indispensável nos processos de mudanças fortalecer as formas de associativismo e cooperativismo nos cenários rurais = legitimar políticas + somar forças + distribuir benefícios + comprar bem + vender com lucros!
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Aliás, sem subestimar também o agronegócio em grande escala empresarial nos mercados interno e externo, pois o Brasil precisa de reservas internacionais que podem ser explicadas também pelos analistas da economia e suas “ferramentas” na avaliação de desempenhos econômicos desse país e mais justa distribuição da renda per capita!
Faz-se necessário salientar, sem demérito da indústria, agroindústria, comércio e serviços, que entre janeiro de 2015 e julho de 2024 o agronegócio brasileiro exportou US$ 1,10 trilhão e somou um superávit de US$ 968,08 bilhões. A agroeconomia rural é estratégica à economia brasileira e ao compartilhar boas práticas, Ciência & Tecnologia, com quem planta, cria, abastece, exporta e gera milhões de empregos diretos e indiretos.
O Plano Safra 24/25 tem um montante de R$ 475,5 bilhões para agricultura familiar, médios e empresários do agro. O PIB do agro/MG foi de R$ 228,6 bilhões em 2023(FJP).
O Brasil reúne condições e requer mudanças para se consolidar entre as maiores economias do mundo, reduzir a pobreza, criar emprego e renda, e conta também com a versatilidade empreendedora do agronegócio brasileiro e democratizar os acessos à Educação, Pesquisa, Inovação, Plataformas Digitais, Gestão, Sustentabilidade, e ao Bem-Estar Social, enquanto qualidade de vida no campo e nas cidades.
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