Artigo

Daniel Vorcaro e o reconhecimento do empreendedorismo mineiro

Jovem mineiro é reconhecido pelo Grupo Lide Brasil, com o prêmio Empreendedorismo
Daniel Vorcaro e o reconhecimento do empreendedorismo mineiro
Crédito: Divulgação

Das definições para o perfil empreendedor, a de maior consenso é a que o define como inovador, arrojado; aquele que tem um olhar próprio de ver os negócios e, especialmente, aquele que quer transformar sonhos em realidades. A imagem mais comum (mindset) dessa característica está relacionada com a história do Brasil colonial, representada pela figura dos bandeirantes e, dessa forma, majoritariamente, associada aos cidadãos, homens e mulheres, paulistas. De modo que, quando o jovem mineiro Daniel Vorcaro é reconhecido pelo Grupo Lide Brasil, com o prêmio Empreendedorismo, sim, é algo a destacar.

Definido no meio empresarial como “novato na Faria Lima” ou “jovem de empreendedorismo agressivo”, Daniel é mineiro, e, dessa forma, além das indiscutíveis qualidades individuais, é pleno de mineiridade. Um empreendedor que, além de arrojado e inovador, mineiramente “assunta” cenários presentes e futuros.

E assim, como bom mineiro, conciliador e ponderado, engaja nas pautas coletivas modernas. Vejam que Daniel, ao falar sobre empreendedorismo na Brazil Conference em Harvard e MIT, o tema escolhido foi: como os jovens empreendedores podem contribuir para a transformação social e econômica no Brasil. Lembrando aqui que o Banco Master, do qual é CEO, tem como produto de destaque o Credcesta, cartão de benefícios consignado que democratiza o acesso ao crédito. Vorcaro é também mantenedor do Instituto Relute Mais, dedicado a causas socioeducativas de grande impacto para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e integra, desde 2022, o Conselho da Brazil Foundation. Nessa entidade, colaborou com o lançamento do podcast com foco em soluções locais de impacto global em resposta às mudanças climáticas. O prêmio ao Daniel desnuda um fato: Minas tem bandeirantes, ou muitos JKs, e esses fazem bem ao Brasil.

O Lide Minas, comandado pela também jovem empreendedora e mineira Patrícia Leiva, tem pleno conhecimento disso. É com esse propósito e vocacionada para fazer transformação, que Patrícia no Lide se dedica, com competência e assiduidade, para mobilizar lideranças empresariais de Minas e em Minas, apostando na força da coletividade e do compartilhamento, para discutir e engajar todos na construção de um futuro sustentável e inovador para Minas e, assim, para o Brasil.

Nessa mesma pauta se destacam também os jovens mineiros e empreendedores Adriana e Yvan Muls, na condução, com inteligência, sensibilidade e dedicação, o legado do jornalista José Costa, fundador do Diário do Comércio. Adriana e Yvan mantêm o firme propósito, conforme linda e emocionante solenidade do Prêmio José Costa que os irmãos nos proporcionaram, usando de Inteligência Artificial, para ouvir o próprio José Costa reafirmar que o Diário do Comércio é “um veículo de mobilização” e de reconhecimento dos “esforços do setor produtivo mineiro para construir um futuro justo e sustentável”. O Prêmio José Costa está inserido no Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM2032), organizado pelo Diário do Comércio. Espaço, tal como o do Lide Minas, para unir as lideranças mineiras, novos bandeirantes, outros JKs para “reflexão e ressignificação do nosso papel na mudança que almejamos”. Um novo futuro para Minas.

Lide Minas e MM2032 apostam na colaboração para o futuro do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Por isso, promovem ações de diálogo e encontros, articulam e reúnem lideranças, apostam nos (as) empreendedores (as) mineiros (as), a exemplo do Daniel, que tanto se destacam fora de Minas e do Brasil, mas que não perdem as características e um olhar cuidadoso em suas raízes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas