Os desafios dos docentes do ensino superior na era de fake news e desinformação

Vivemos o período da pós-verdade, contexto em que emoções e crenças influenciam a opinião pública e a formação das narrativas. Neste cenário, há quem valorize mais as informações que confirmam suas próprias ideias, independentemente da veracidade e dos fatos objetivos.
Nesse panorama, a atuação dos docentes da educação superior torna-se ainda mais desafiadora. Fake news, desinformação, adaptação às novas tecnologias, ambientes digitais, polarização ideológica e questões psicossociais são algumas das adversidades enfrentadas pelos professores universitários.
O combate às fake news e à desinformação evidencia a necessidade de ensinar os graduandos a identificarem e avaliarem criticamente as informações e evitar a manipulação. E para lidar com a polarização, os educadores precisam criar um ambiente acadêmico que estimule o debate construtivo e o respeito às diferentes perspectivas.
A adaptação às novas tecnologias de comunicação e informação exige que os professores dominem diferentes ferramentas e metodologias de ensino, para tornar as aulas mais engajadoras. E ainda, a concorrência com as redes sociais que dificulta manter os alunos envolvidos nas atividades acadêmicas.
Outro aspecto é a saúde mental. As questões psicossociais impactam os estudantes que, por estresse ou ansiedade, acabam sofrendo com a diminuição da motivação e podem apresentar dificuldades de aprendizado, falta de interesse e baixo rendimento. Além disso, nesse contexto imediatista, os educadores precisam reforçar continuamente a relevância da formação acadêmica para a vida profissional e para a sociedade.
É necessário pensarmos em como lidar com os obstáculos que esse cenário impõe. Nessa perspectiva, os docentes têm à disposição estratégias e instrumentos que podem contribuir para a formação de qualidade dos futuros profissionais, apesar desta realidade complexa e ambígua. Por exemplo, sensibilizar os universitários para a importância do desenvolvimento pessoal e dos estudos, por meio de discussões e dinâmicas. E ainda promover o engajamento nas atividades acadêmicas com ações que conectem os alunos com a missão de se desenvolver.
Outra estratégia é utilizar metodologias ativas para envolver os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visando melhorar a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de competências, como a resolução de problemas e a criatividade. Associado a isso, os professores podem atuar em parceria com a Inteligência Artificial, utilizando as ferramentas para enriquecer a experiência educacional dos discentes.
Em suma, a era da pós-verdade impõe questionamentos sobre a atuação dos professores universitários. No entanto, esse cenário também oferece para educadores – agentes incontornáveis no processo de formação de profissionais éticos e engajados – oportunidades de estímulo ao pensamento crítico, visando contribuir para uma sociedade melhor.
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