Artigo

Destaques da semana

Destaques da semana
Projeto 1295/23 foi aprovado de forma definitiva pelos deputados | Crédito: Guilherme Dardanhan

Repúdio do setor produtivo ao aumento do ICMS em Minas

Aprovado em 2º turno pela ALMG, o aumento de 2 pontos percentuais, de 25% para 27%, na alíquota do ICMS sobre os produtos considerados supérfluos desagradou o setor produtivo. As entidades advertem que o impacto será extremamente negativo tanto para as empresas e consumidores quanto para Minas Gerais, que poderá perder companhias para outros estados. Para o vice-presidente da Fecomércio MG, Júlio Gomes, o setor comercial, que é sensível a qualquer alta tributária, será bastante prejudicado pelo projeto do governador Romeu Zema (Novo). Ele alerta que os efeitos serão imediatos, uma vez que a cadeia de suprimento é ágil na aplicação de aumento de preço gerado por imposto.

Impacto da importação de aço na siderurgia

A escalada na importação de aço no Brasil pode levar as siderúrgicas a paralisar a produção e adiar investimentos programados para os próximos anos. No mês passado, o País importou 496 mil toneladas de aço, o maior volume registrado desde julho de 2021 e um patamar muito acima da média anual dos últimos dez exercícios, de 250 mil toneladas. Em 2023 frente a 2022, a previsão é de uma alta de 40% na quantidade importada. A questão foi discutida na 33ª edição do Congresso Aço Brasil, em São Paulo. O presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Jefferson de Paula, advertiu, se o cenário não for alterado até o fim do ano, várias usinas nacionais suspenderão as atividades, gerando desemprego.

Setor de biocombustíveis e açúcar terá aportes de mais R$ 11,3 bilhões

Um dos maiores volumes de investimentos da história do setor de biocombustíveis e açúcar foi anunciado no último dia 22, na Cidade Administrativa, pelo governo do Estado e a Siamig. Os aportes previstos superam R$ 11,3 bilhões, com a geração estimada de 1,6 mil empregos diretos, principalmente no Triângulo. O projeto envolve 12 grupos econômicos que atuam em toda a cadeia produtiva da energia renovável. A expectativa é que Minas expanda a produção de biocombustíveis.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas