Economia, empreendedorismo e política
Um dos conceitos de economia relaciona-se à identificação de oportunidades cujo objetivo são melhores decisões que gerem crescimento e melhoria do bem-estar das pessoas. A adoção de um modelo que busque conciliar crescimento econômico com sustentabilidade, a construção coletiva, e a tomada de decisões com informações de qualidade constituem também o escopo da área de economia.
O empreendedorismo privado, entendido como a geração de lucro no mercado, deve estar atrelado ao empreendedorismo social, que tem como objetivo solucionar problemas ambientais ou sociais gerando impacto positivo, uma vez que os consumidores deverão estar cada vez mais atentos à combinação de consumo com qualidade de Vida.
A melhor combinação possível entre empreendedorismo privado e social tende a aumentar os ganhos econômicos e sociais dos diversos atores, além de melhorar a reputação das empresas.
Outro aspecto importante é entender como a política dialoga com a economia e com o empreendedorismo, e nesse sentido entendo que a sociedade civil deva ter força relevante nas democracias modernas. E o poder político deve ser entendido como o dever de servir. Nesse sentido, deve haver fluidez responsável e honesta, entre governo, agronegócio, indústria, varejo e sociedade civil, sem que haja populismo político que defenda um estado ineficiente.
Dessa forma, “economia, empreendedorismo e política” devem se atentar ao conceito de cidadania e convergirem no sentido de maximizarem “bem-estar, boas práticas, felicidade e longevidade ” à população tornando o País mais estável e próspero.
Ouça a rádio de Minas