O festival internacional de sandices do governo Donald Trump

“Você está demitido” (Bordão empregado por Donald Trump em “O Aprendiz”)
De onde mais se espera chega novo e espalhafatoso registro para o festival de sandices que assola nossa Aldeia Global. O noticiário nosso de cada dia, relata em tom de perplexidade, que o inefável Trump está propenso a adotar iniciativa moldada no estilo dos realities shows. Pretende abrir inscrições para que “candidatos à deportação” participem de competição onde o prêmio oferecido ao vencedor é a cidadania estadunidense.
A grotesca disputa obedeceria, conforme o Jornal Britânico “Daily Mail”, o seguinte roteiro: 12 imigrantes começariam os jogos chegando de barco em uma ilha da foz do rio Hudson; percorreriam, depois, outras regiões dos EUA, num trem chamado “The American”, nome do bizarro programa. Durante o percurso enfrentariam desafios típicos americanos: garimpagem de ouro em São Francisco; rolamento de troncos em Wisconsin; preparação de pizzas em NY; montagem de chassi de um Ford T em Detroit. O ganhador será agraciado com título de cidadania em Washington. Os responsáveis pela execução do escalafobético projeto afiançam que a proposta não se assemelha ao filme “Jogos Vorazes”. Explicam: “Não é como se disséssemos: ‘Ei, se você perder, vamos te mandar embora de barco para fora do país.” A promoção congrega equipe especializada em programas de audiência do gênero reality.
O presidente dos EUA mostra-se empolgado com a ideia. Seja lembrado que sua projeção na vida política, deve-se muito à condição ostentada no passado como apresentador de shows onde os participantes competiam por uma vaga em uma de suas empresas. Intrigava o telespectador a forma rude do jargão utilizado para defenestrar perdedores: “You’re fired”, em português, “Você está demitido”. O espanto causado em escala global pelo fato noticiado chega a ser compartilhado até pelos próprios partidários de Trump.
No ver de alguns analistas, tendo em vista o caráter imprevisível e as excentricidades inerentes à personalidade do chefe da Casa Branca, não seria de se surpreender que ele, em dado momento, resolvesse desistir da proposta, para retomá-la logo adiante. Tá danado!
- Questões de suma importância social, econômica e política aguardam agendamento, em fila de espera na Câmara dos Deputados, para apreciação e votação. Entre elas, regulação da internet; implementação de sistema nacional de segurança; isenção do IR para assalariados de até 5 mil reais. Enquanto isso, atraídos pelo alvoroço do apatetado modismo dos “Bebês renascidos”, vejam só o que alguns deputados andam aprontando! Protocolaram projetos que: A) multa a quem use os “reborns” para obter vantagens em filas preferenciais; B) impeça atendimento médico aos “bebês”; C) garanta assistência psicossocial aos “pais dos bonecos”. Falta do que fazer…
Ouça a rádio de Minas