Artigo

A força (e o sabor) da suinocultura brasileira

Em 2024, o consumo médio de carne suína no Brasil foi de 19,52 kg por habitante ao ano, segundo o IBGE
A força (e o sabor) da suinocultura brasileira
Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

Na quinta-feira, 24 de julho, celebramos o Dia do Suinocultor. Mais que uma data comemorativa, é um marco para refletir sobre a importância de todo um setor que move a economia nacional, sustenta milhares de famílias e coloca a proteína suína na mesa de milhões de brasileiros com qualidade e sabor.

Dados recentes do IBGE mostram que, em 2024, o consumo médio de carne suína no Brasil foi de 19,52 kg por habitante ao ano. Um crescimento expressivo comparado aos 14,47 kg de 2015, um salto de quase 35% na última década. Isso converte a carne suína na proteína animal que mais ganhou espaço na dieta brasileira, superando bovinos e aves.

Esse movimento revela não apenas mudança de hábito do consumidor, mas também amadurecimento da cadeia produtiva. A suinocultura brasileira, especialmente nos polos de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, se consolidou com tecnologia, sustentabilidade e rigor sanitário.  Já somos o 4º maior produtor mundial.

A Saudali, com sede em Ponte Nova (MG), integra essa trajetória de sucesso. Com investimento em certificações, automações e ampliação de linhas premium, oferecemos segurança alimentar e variedade de cortes in natura a produtos defumados, embutidos e especiais.

Mas não podemos nos acomodar. Os desafios são constantes: estabilização da produção, gestão de custos (rastreio, mão de obra, grãos) e a concorrência pelos mercados externos, que em 2025 mostraram crescimento de mais de 12% nas exportações. Precisamos seguir investindo em inovação, práticas sustentáveis e comunicação assertiva para que o consumidor reconheça o valor da proteína suína e as oportunidades que ela traz para consumidores, produtores e o país.

Neste Dia do Suinocultor, reforço o compromisso da Saudali com toda a cadeia, do campo à mesa. Que sigamos juntos, valorizando o trabalho dos criadores, aprimorando a qualidade, inovando nos produtos e fortalecendo a posição da carne suína no cotidiano dos brasileiros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas