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O futuro das roupas: tecnologia além do óbvio no varejo

Inteligência artificial, Machine Learning, realidade aumentada e realidade virtual são alguns dos conceitos que têm ganhado espaço no setor
O futuro das roupas: tecnologia além do óbvio no varejo
Crédito: TNDN

A tecnologia está cada vez mais presente no varejo e tem tido funções muito diferentes e, ao mesmo tempo, importantes e fundamentais para o crescimento do setor. Soluções como inteligência artificial, Machine Learning, realidade aumentada e realidade virtual, softwares de gestão de clientes (CRM), análise preditiva, reconhecimento facial, omnichannel, chatbots e big data vêm se destacando e ganhando força devido às inúmeras vantagens que elas proporcionam para as marcas.

De acordo com o 17º Estudo Anual Global do Consumidor da Zebra Technologies, divulgado neste ano, até o final de 2025 o setor varejista deve investir 71% a mais em tecnologias capazes de diminuir as perdas financeiras e melhorar a experiência dos consumidores.

Já segundo um levantamento feito pela Statista, o mercado de soluções de IA neste segmento prevê alcançar US$31 bilhões até 2028, representando um aumento de 190% em comparação com os dados atuais.

Além dessas aplicações, a tecnologia também vem ocupando um espaço muito importante quando o assunto é matéria-prima das roupas. Diferentemente do que muitos imaginam, a indústria têxtil também tem se beneficiado com o avanço dessas inovações e alcançado novos patamares, que antes eram inimagináveis, isso porque elas são usadas tanto nas funcionalidades das roupas como no processo de fabricação.

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Vou dar um exemplo. Por meio das tecnologias avançadas de fiação, é possível criar roupas mais resistentes e com maior maciez. Enquanto aquela fiação mais compacta e anel, como são chamadas, ajudam a desenvolver técnicas muito mais suaves e com menos ficção, que permite uma maior durabilidade nas vestimentas. Como é o caso do algodão egípcio, já que as fibras são, em média, quatro vezes mais resistentes que o algodão comum, o que faz com que seja mais macia e durável.

Outra vantagem crucial do uso dessa inovação é a possibilidade de tecidos resistentes à água e com controle de temperatura, o que mantém a peça seca por um longo período de tempo e ajustada à temperatura do corpo, fazendo com que elas consigam ser confortáveis em todas as estações climáticas e reduzam a sensação de fadiga. Por exemplo, a poliamida, um dos tecidos mais tecnológicos usados no mercado hoje, possui efeito dry que expele o suor e mantém o corpo fresco e seco durante todo o dia. Essa inovação já pode ser encontrada em marcas nacionais e internacionais e vem sendo destacada no universo da moda.

Por fim, diante de tantos benefícios, é possível afirmar que a aplicação da tecnologia na indústria têxtil vai aumentar muito ao longo dos anos. Isso porque temos visto um crescimento acelerado das marcas e uma revolução acontecendo no que tange a inovação. Dessa forma, o uso dessas soluções vai proporcionar inúmeros benefícios para toda a cadeia produtiva, oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado para os novos consumidores e diminuindo impactos ambientais. Como consequência disso, as empresas conseguem se destacar perante à concorrência e aumentar as vendas.

Você está preparado para o futuro das roupas?!

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