Artigo

Inclusão produtiva e os desafios superados em 2023

Inclusão produtiva e os desafios superados em 2023
Crédito: Reprodução Freepik

Criar impacto positivo, sustentável e transformador é um desafio das grandes empresas que direcionam seus esforços e investimentos para ajudar a mitigar parte dos problemas sociais do Brasil. Ouvir de quem está em situação vulnerável quais são suas principais necessidades é parte fundamental do processo de entendimento e endereçamento dessas questões. Tudo se resume à conexão entre as pessoas e o crescimento compartilhado.

Vivemos um ano repleto de incertezas e, segundo dados do IBGE 2022, a população que se encontra abaixo da linha da pobreza e da extrema pobreza sentiu isso de maneira mais forte, atingindo diretamente mulheres negras. Os números mostram um aumento de pobreza significativo na condição de vida da população brasileira.

De acordo com a ONU, a ODS8 tem o objetivo de promover o desenvolvimento das atividades produtivas que forneçam trabalho digno à população. O empreendedorismo se tornou uma das formas para combater a pobreza. Foi diante desse cenário que o time de Impacto Social da Ambev apostou suas forças, criando uma plataforma sólida de Inclusão Produtiva.

Vivemos momentos desafiadores nos últimos anos e isso nos incentivou a buscar soluções para fazer o País prosperar. Desde a pandemia nós percebemos o tamanho da nossa força e do nosso papel social para apoiar brasileiras e brasileiros em seus desafios. Vimos na inclusão produtiva um meio para promover oportunidades de geração de trabalho e renda, diminuindo a exclusão social e aumentando a produtividade do País.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Marcamos o ano com nossos projetos relacionados ao tema e voltamos nossos esforços para uma tríade de elementos que busca acelerar a inserção e a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho e na economia, por meio de conhecimento, empoderamento financeiro e conexões. Juntos, eles são poderosos. Ao longo do ano, buscamos entender qual era a raiz do problema e trouxemos projetos que nos ajudassem a amplificar nossas iniciativas para romper barreiras existentes em prol da população brasileira.

Em toda essa estrada, fomos impactados por histórias de todos os cantos do Brasil que conseguiram prosperar com o auxílio de projetos de impacto positivo permeados pela inclusão produtiva. Vimos empreendedores criando redes de indicação em seus bairros para expansão dos micro e pequenos empreendimentos, mulheres entrando para o mercado da construção civil, entregadores ganhando novas oportunidades em empregos fixos, inclusive dentro da Ambev.

Fazendo um balanço, com a promoção dessas novas oportunidades, conseguimos enxergar um certo respiro para a inclusão econômica e social de milhões de famílias brasileiras, essa rede de crescimento exponencial permite que um puxe o outro nessa transformação de um País com menos desigualdade.

Refletindo após esse ano de aprendizados, temos um longo caminho a percorrer nos próximos anos. Juntos, podemos fazer da inclusão produtiva um caminho para fortalecer, empoderar e conectar oportunidades para milhares de brasileiros. Seguimos com o objetivo de construir um futuro mais justo e próspero para a sociedade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas