Inovação como ativo para o RH

Não há segmento no mundo que permaneça imune aos efeitos da transformação tecnológica — e o RH não foge à regra. Vivemos um momento em que gerenciar pessoas também envolve lidar com sistemas digitais e novas tecnologias. Mesmo a construção civil, que mantém muitos processos manuais, busca eficiência e precisão. A automação torna os processos mais ágeis e confiáveis, sem substituir o olhar humano, essencial à gestão de pessoas.
A substituição de etapas manuais por sistemas automatizados permite admissões mais rápidas, transparentes e seguras. Estudo da Think Work aponta que 78% das empresas brasileiras inovadoras usam inteligência artificial em recrutamento e comunicação, reduzindo em até 70% o tempo para preencher vagas.
Para alguns setores, a rapidez na entrada de novos talentos é crucial. É o caso da construção civil, que lida com uma condição dinâmica de trabalho, com obras sendo iniciadas periodicamente em diferentes partes do País.
Para alguns setores, a rapidez na entrada de novos talentos é crucial. É o caso da construção civil, que lida com uma condição dinâmica de trabalho, com obras sendo iniciadas periodicamente em diferentes partes do País. Na MRV, usamos a IA para resolver esse desafio. Um exemplo é o Diga Aí, que faz a triagem inicial de candidatos operacionais. Os participantes gravam vídeos respondendo a perguntas definidas, e a plataforma usa IA para analisar a aderência dos perfis. Isso acelerou nosso processo seletivo. Outro recurso é o Recruta Simples, sistema difundido em grandes empresas que agiliza a publicação de vagas e facilita as contratações. Mas a inovação não para aí.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Eventos impulsionam o ecossistema, mas as empresas também podem ativar o talento inovador dos times. Na MRV, engajamos colaboradores em projetos que buscam soluções disruptivas, inclusive no RH, com treinamentos criativos e envolventes. Ferramentas tecnológicas garantem acesso aos conteúdos aos colaboradores nos 22 estados e no DF.
Encontramos na tecnologia maneiras eficientes — e econômicas — de desenvolver conteúdos que despertam curiosidade, emoção e protagonismo, como ferramentas que criam avatares que falam; Inteligência Artificial que dão vida às ideias criativas do nosso time; programas com jogos gamificados e quizzes temáticos, entre tantos outros que facilitam e tornam mais divertida a rotina de trabalho e aprendizagem. A inovação deve ser vista como aliada, não concorrente.
Boas ideias em mãos talentosas viram instrumentos poderosos. Foi assim que nasceu o Marco, plataforma baseada em inteligência artificial criada para apoiar a capacitação e o desenvolvimento de corretores. Um copiloto de vendas que usa linguagem simples no WhatsApp para oferecer suporte técnico e aprendizado contínuo. Aberto a todos, não apenas colaboradores.
Vivemos uma transformação em que tecnologia e talento constroem o futuro das empresas. O diferencial está em unir o melhor da tecnologia ao olhar humano, criando ambientes mais ágeis, inclusivos e produtivos. Estamos na Era da Inovação, o novo ativo das empresas que buscam potencializar pessoas e negócios.
Ouça a rádio de Minas