Inovação em eventos B2B

Depois das incertezas da pandemia, os eventos corporativos (B2B) passaram por uma grande transformação. Inicialmente migraram do físico ao virtual, depois substituído pelas experiências híbridas que combinam a possibilidade de unir esses dois universos. Independente da modalidade, o fato é que a interação e a criação de oportunidades comerciais entre empresas e público-alvo evoluiu significativamente, o que tem desafiado os organizadores de eventos a encontrar novas formas para capturar a atenção de um público cada vez mais exigente.
Um estudo recente da Bizzabo, com mais de 4.000 empresas, mostrou que as conferências híbridas continuam sendo prioridade de organizações, com metade delas organizando eventos presenciais e um terço combinando o virtual e o presencial.
No entanto, seria suficiente essa migração no formato? Gary Hamel, reconhecido como um dos maiores especialistas em estratégias de negócios do mundo, considera que a inovação é “a única vantagem competitiva realmente sustentável ao longo do tempo”. A perspectiva sugere uma busca e uma preocupação constantes de ir mais além. Assim, este passo extra para atrair a atenção em eventos B2B consiste em oferecer conteúdo relevante e personalizado, contribuindo para o aprendizado dos participantes com informações e soluções para seus desafios.
Uma cultura de colaboração, que escuta, compartilha e fornece feedback, nos ajuda a entender onde está nosso público para melhor alcançá-lo e direcionar processos. A abordagem abre a porta para a criação de eventos com valor e significado, que proporcionam uma alternativa refrescante à aridez das tradicionais palestras virtuais e híbridas. Tudo isso enquadrado dentro um eixo temático, inserido em uma narrativa que conte uma história capaz de cativar o público de diferentes cenários, adaptando-se em harmonia com suas preocupações, gostos e dificuldades, para gerar a identificação necessária com as pessoas.
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Levando tudo isso em consideração, entendemos que o caminho para um evento de sucesso — o diferencial desta nova era — passa pela criação de caminhos de conhecimento e pelo investimento em ações lúdicas capazes de criar experiências diferenciadas e conectar os temas apresentados com o dia a dia dos participantes.
De fato, é assim que temos vivido nos últimos anos. Por exemplo, com “Jogue em equipe”, realizado durante a Copa do Mundo no ano passado, um grande evento híbrido que mesclava os temas da tecnologia com a grande paixão da América Latina pelo futebol. A primeira etapa da campanha incluiu uma experiência virtual, enquanto o encerramento ocorreu com uma série de eventos presenciais em diversos países, promovendo experiências inéditas e educativas que destacaram a importância de “jogar em equipe” nesta era tecnológica.
Experimentamos algo semelhante com “Cloud Hunters”, onde o ponto de conexão era o fantástico mundo do cinema. A iniciativa envolveu a produção de um filme que esclarecia mitos e destacava – em uma perspectiva mais lúdica e criativa – os benefícios e verdades da nuvem híbrida, liderado por Adam Savage, apresentador e produtor executivo de MythBusters. Entre os eventos em cartaz, estavam conferências como “De Volta para o Futuro: O Caminho da Nuvem”, “Eu, Robô: Automatização, segurança e conformidade” e “O Quinto Elemento”, entre outras.
Hoje nosso objetivo é nos conectar com nosso público através da música. O que as tecnologias para o setor financeiro, um campo tão específico e especializado, têm em comum com esta arte? No Red Hat FinFest 2023, exploramos uma jornada pela automação, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes que estão transformando a indústria e a forma como trabalhamos.
Na verdade, as diferentes narrativas são grandes aliadas no caminho para o público. Como disse John Kao, professor da Harvard Business School: “Inovação é a capacidade de combinar ideias de diferentes áreas para criar algo novo”. Não há melhor forma de contar histórias ou os valores de uma marca do que por meio de conteúdos bem estruturados e conectados. Assim como a criatividade não tem limites, a capacidade de apresentar informações de forma lúdica e divertida também é um território ilimitado.
Aí está o diferencial. Se as empresas de sucesso são aquelas caracterizadas pelo pensamento disruptivo, elas devem manter esta ideia quando se trata dos eventos. Por isso, dentro de empresas comprometidas com a cultura colaborativa, contamos com equipes que fazem com que o nosso compromisso com a inovação e a colaboração nos motive a explorar continuamente novas fronteiras em busca de mais e melhores oportunidades para nós e para o nosso ecossistema de clientes, parceiros e comunidade.
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