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Missão socioambiental das empresas deve ter propósito e fins lucrativos

Levantamento mostra que cerca de 70% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros estão dispostos a investir em práticas mais sustentáveis para seus negócios
Missão socioambiental das empresas deve ter propósito e fins lucrativos
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Compreender o ambiente e o ecossistema em que estamos inseridos de forma a ampliarmos a percepção de amor e cuidado é parte essencial para que qualquer empresa possa perpetuar nas próximas décadas. Segundo levantamento divulgado recentemente pelo fundo de investimento Estímulo, realizado em parceria com a consultoria Roda Ambiental, cerca de 70% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros estão dispostos a investir em práticas mais sustentáveis para seus negócios. Este número reforça que, não importa o mercado que você esteja inserido e o porte da sua empresa, essa missão precisa nascer e ser despertada de dentro para fora.

Nessa direção, compreender o significado de uma missão socioambiental, no âmbito de vida profissional (carreiras e empresas), se torna mais do que um “diferencial competitivo” no mercado atual, mas uma necessidade real para transformação da realidade que vivemos. O mundo que habitamos, o mundo que comercializamos nossos produtos e serviços está ameaçado. Logo, chegamos em uma era onde o senso de cadeia de contribuição com o mundo na direção de uma bússola do bem se torna essencial.

Não é sobre agir para criar um artifício de publicidade. É sobre compreender o que está por trás de uma decisão como essa e onde essa decisão posiciona você como ser! A Sunflower foi criada, em julho de 2021,  com o objetivo de promover a conservação e o desenvolvimento socioambiental por meio do envolvimento da sociedade na gestão ambiental e do modo de vida que estabelecemos como comunidade. Partimos do princípio de que ações e normas construídas de forma integrada e participativa, em geral, apresentam maior efetividade. E a incorporação dessa missão não anula a importância dos resultados financeiros que os profissionais e empresas desejam alcançar. Pelo contrário, ela gera um novo significado para esse resultado.

Segundo estatísticas do Sebrae de 2024,  o Brasil registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos. Os números apontam para uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia. Ao analisar o impacto econômico que as pequenas empresas têm gerado, precisamos observar o potencial que esses negócios podem gerar no compromisso socioambiental dos contextos onde estão inseridos. Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos.

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Logo, o impacto que essas empresas ainda podem gerar na promoção e incorporação dessa missão, respeitando seus resultados lucrativos, se torna muito significativo. A responsabilidade socioambiental desses pequenos negócios é a responsabilidade que possuem atreladas ao meio ambiente e à sociedade, além dos cumprimentos normativos, tendo um foco para o desenvolvimento de forma sustentável e que, naturalmente, irão garantir a perpetuação no mercado. A inclusão de práticas, a tomada de decisão nessa direção transforma essas pequenas empresas em organizações com um propósito mais nobre.

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