Artigo

Nova Lima e ODS: sustentabilidade como compromisso de governo

Plano de Governo 2025-2028 do município foi integralmente alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
Nova Lima e ODS: sustentabilidade como compromisso de governo
Foto: Adobe Stock

Novembro marcou a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém do Pará — uma década após o Acordo de Paris, que estabeleceu a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, até o final do século. Mais do que um encontro entre nações para tentar barrar os efeitos extremos da crise do clima, a COP 30 sempre serve como um chamado à ação para governos locais, que hoje têm papel central na agenda climática e de desenvolvimento sustentável.

Em Nova Lima, esse chamado já está sendo atendido. Nosso Plano de Governo 2025-2028 foi integralmente alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, antecipando em dois anos a Agenda 2030. São 141 propostas, construídas com ampla participação popular e distribuídas em cinco eixos — Cuidado, Oportunidades, Mobilidade e Infraestrutura, Governança e Sustentabilidade — que norteiam nossas políticas públicas e reforçam nosso compromisso com um futuro equilibrado e justo.

Cada um dos 17 ODS está presente em nossas metas, que vão desde a erradicação da pobreza e promoção da igualdade até o uso sustentável dos recursos naturais. No entanto, o ODS 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis é o coração de nossa estratégia. Afinal, é nas cidades que a batalha pelo desenvolvimento sustentável será vencida ou perdida. Com mais de 75% da população mundial vivendo em áreas urbanas até 2050, tornar Nova Lima inclusiva, segura e resiliente é um dever do presente com as gerações futuras.

Como parte dessa visão, estamos construindo o Plano Executivo de Mudanças Climáticas de Nova Lima, uma iniciativa que reforça nosso compromisso em reduzir emissões de gases de efeito estufa, adaptar a cidade aos impactos do clima e proteger nossa população. O processo, que conta com a participação de todas as secretarias, sociedade civil e consultorias especializadas, está ancorado em dados científicos e em um diagnóstico de emissões que orientará nossas ações até 2026.

Mais do que um plano técnico, o projeto é também um convite à cidadania climática. Envolveremos crianças e pessoas idosas em atividades de escuta e construção coletiva — o “Planinho” e o “Futuro que quero deixar para meus netos” — para unir sabedoria e esperança em torno de um mesmo propósito: cuidar de Nova Lima e do planeta.

Ao integrar os ODS à gestão pública e assumir compromissos concretos com a mitigação e adaptação climática, Nova Lima reafirma seu papel de liderança entre as cidades brasileiras que pensam globalmente e agem localmente. O futuro sustentável não se constrói em discursos, mas em políticas públicas. E é exatamente isso que estamos fazendo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas