Artigo

Percepção da Corrupção: canais de denúncia estão em alta no Brasil

A gestão e apuração das denúncias dependem da governança de cada companhia
Percepção da Corrupção: canais de denúncia estão em alta no Brasil
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Recentemente, a Transparência Internacional anunciou uma piora considerável da posição do Brasil em seu ranking global de Percepção da Corrupção. Importante registrar que esse fato vem de encontro ao crescente aumento da demanda dos Canais de Denúncias no país. Ainda no início dos anos 2000, as empresas recebiam queixas por cartas e secretárias eletrônicas dando pouca atenção e com mínima estrutura especializada para apuração dos fatos. Mas, a partir de 2025, diante do aumento das denúncias, muitas empresas começaram a oferecer atendimento especializado e, inclusive, acompanhamento psicológico aos denunciantes.

Para se ter ideia do aumento dessa demanda, em 2023, a Petrobras reportou ter recebido 3.692 denúncias, quantidade 169% superior ao ano anterior.  Já o Itaú registrou um aumento de 37% e a MRV&CO anunciou um crescimento nas denúncias de quase 70% nos últimos quatro anos.

Um estudo recente, publicado pela Áliant, referência em Canais de Denúncia, informa um aumento médio de 165% nos últimos anos. A pesquisa considerou 235 mil denúncias apenas de 2024 e pontuou o seguinte:  63% das denúncias são anônimas;  28% das denúncias são procedentes;  48% das denúncias são relacionadas a relacionamento interpessoal e outros 62% sobre ilicitudes e descumprimentos de normas;  O tempo médio de apuração é de 44 dias; Lideranças são o grupo mais denunciado com 60% das denúncias.

A gestão e apuração das denúncias dependem da governança de cada companhia, podemos entender seu funcionamento no Código de Conduta ou Relatórios de Sustentabilidade das respectivas empresas.
Eis algumas dúvidas comuns a denunciantes:   

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As denúncias são realmente anônimas, principalmente quando o Canal de Denúncias é externo e realizado por uma empresa especializada.

Após triagem e priorização, as denúncias são normalmente apuradas por Auditores especializados. Normalmente é possível saber da conclusão de uma investigação. Porém, raramente será divulgado qualquer detalhe do apurado.

Portanto, apesar da Transparência Internacional apontar uma piora considerável do Brasil em seu ranking global de Percepção da Corrupção, é notável que cidadãos e trabalhadores estão cada vez mais incomodados com práticas potencialmente incorretas, ilícitas ou abusivas que ocorrem no País. Os canais de denúncia são um ótimo termômetro para o tema. Cabe às organizações dar respostas adequadas sempre que comprovadas as más práticas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas